Um sistema pensado para que o sinal de alta definição da TV possa ser transmitido para a toda casa sem interferências ou perdas de resolução. Essa é a principal prerrogativa do MoCA (Multimedia Over Coax Alliance), um consórcio formado, em 2004, pelas maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos – Intel, Verizon, Broadcom, Cisco e DirecTV. Juntas, essas companhias desenvolveram a especificação que recebe o mesmo nome da união e já está presente em 95% do mercado norte-americano de TV por assinatura.
A tecnologia foi desenvolvida pelas gigantes do setor de telecomunicações dos Estados
A tecnologia permite que o cabeamento coaxial, existente nas residências, seja reutilizado como ponto de rede para o compartilhamento de dados e conteúdos que precisem de banda larga. Esta, por sua vez, não é dividida entre os usuários. Com o MoCA, todos usufruem da mesma velocidade total. Dessa forma, o tráfego mais pesado é destinado aos consoles de videogame e aparelhos de TV da casa. Assim, os dispositivos móveis ficam livres para a utilização do Wi-Fi.
Apesar de apresentarem semelhanças, o MoCA difere do DLNA, padrão criado pela Sony em 2003. Tudo porque, o último, foi desenvolvido para que usuários pudessem acessar os mesmos arquivos em uma única rede. Já o MoCA, trata-se de um padrão que estabelece pontos de rede nos cabos coaxiais, aumentando a qualidade do sinal de TV e do sinal Wi-Fi. De forma simples, os sistemas podem ser complementares.
De acordo com Gelphman, o sistema é bem seguro. “Com o uso dos cabos coaxiais, que são extremamente seguros, planejamos o sistema de forma que não é possível hackeá-lo”, disse.
A ilustração mostra como a tecnologia MoCA funciona (Foto: Reprodução/MoCA)
O sistema é o único padrão de rede que pode ser utilizado por todos os três segmentos de TV por assinatura: cabo, satélite e IPTV. A atual versão do MoCA é capaz de entregar até 175 Mbps, oferecendo uma alta qualidade de vídeo ao usuário.
Para os brasileiros que gostaram do projeto, a espera pode ser bem curta. É que algumas operadoras de TV a cabo brasileiras já estão sendo sondadas pelo consórcio para trazer a tecnologia para o Brasil. Em sua última passagem pelo país, Gelphman já havia declarado que é possível que os brasileiros recebam a tecnologia logo. “O Brasil tem um mercado de TV por assinatura efervescente, mas ainda tem muito a crescer. Acredito que a entrada de MoCA no mercado deve acontecer em 2014”, disse.
Mas os planos do consórcio não param por aí. “MoCA surgiu criando o conceito de Casa Conectada, e com os dispositivos e aparelhos alinhados com essa tecnologia, o conceito pôde ser implantado com sucesso nos Estados Unidos. Também planejamos chegar na China”, afirmou Gelphman.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário