A difusão de um vídeo na Internet esteve na origem de violentos confrontos de cariz inter-religioso, este fim de semana, os quais resultaram na morte de pelo menos 21 pessoas, no norte da Índia, informaram as autoridades locais.
Exército indiano foi chamado a intervir, em Uttar Pradesh
Segundo o secretário do Ministério do Interior, Kamal Saxena, na gravação vê-se o alegado linchamento de três homens que protegiam uma mulher que era assediada em Kawal, localidade do distrito de Muzaffarnagar, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.
Kamal Saxena indicou, no entanto, segundo declarações citadas pela agência Efe, que o vídeo, que foi retirado da Internet, data de há quase dois anos, não sendo certo que tenha sido filmado em Uttar Pradesh.
O mesmo responsável acrescentou que o Governo enviou reforços policiais para a zona do massacre.
Pelo menos 21 pessoas morreram desde que a divulgação do vídeo, que as autoridades dizem ser "falso", desencadeou, este sábado, confrontos entre as comunidades hindu e muçulmana na zona, segundo fontes policiais citadas pela agência local IANS.
Outros meios de comunicação, como a cadeia de televisão NDTV, elevam para 26 o número de vítimas mortais nos confrontos, que resultaram na detenção de mais de meia centena de pessoas por terem alegadamente participado nos incidentes ou incitado ao ódio.
Entre os detidos figuram políticos regionais.
O massacre em Muzaffarnagar é o mais recente de uma série de episódios de violência interreligiosa, protagonizados sobretudo pelas comunidades hindu e muçulmana, que marcam a história da Índia desde a sua independência em 1947.
Composta por um universo de 160 milhões de pessoas -- cerca de 13 % da população total --, a comunidade muçulmana é a primeira minoria da Índia, mas apenas ocupa 5 % dos cargos da administração pública, controlada pela maioria hindu.
Os mais sangrentos confrontos entre estas duas comunidades remontam há 11 anos e teve como palco o estado de Gujarat, no oeste, onde, em 2002, morreram pelo menos mil pessoas, na sua maioria muçulmanas.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário