terça-feira, 3 de setembro de 2013

RÚSSIA LEMBRA VÍTIMAS DE ATENTADOS


O terceiro dia de setembro na Rússia é Dia de Solidariedade na Luta contra o Terrorismo. Reuniões de luto são realizadas neste dia em todo o país. Russos lembram aqueles que morreram pelas mãos de terroristas em Beslan na Ossétia do Norte, no centro teatral de Dubrovka em Moscou, em Budyonnovsk na região de Stavropol, na aldeia Pervomaiskoe no Daguestão, bem como nas explosões de prédios de apartamentos em Moscou, Buynaksk e Volgodonsk e em centenas de outros atentados terroristas.

O 03 de setembro passou a ser Dia de Solidariedade na Luta contra o Terrorismo após os trágicos acontecimentos na cidade de Beslan, na Ossétia do Norte. Em 01 de setembro de 2004 militantes armados tomaram a escola. Eles tomaram como reféns mais de mil pessoas – crianças, seus pais e professores. Durante três dias, eles mantinham-nos no prédio cheio de explosivos. Na sequência, 334 pessoas foram mortas, mais da metade deles – crianças. Este atentado terrorista sem precedentes em brutalidade abalou o mundo inteiro.

Hoje, nove anos depois, a memória das vítimas foi honrada por um minuto de silêncio no pátio da escola destruída. Depois do serviço religioso, centenas de balões de ar brancos foram lançados no céu. No cemitério de Beslan foi lido em voz alta uma longa lista de vítimas.

Essa tragédia nunca será esquecida, diz o diretor da Fundação de investigação de problemas da democracia Maxim Grigoriev:

“Foi um evento terrível, com tantas vítimas entre crianças. Obviamente, essa tragédia será lembrada por todos os habitantes da Rússia, e para o povo da Ossétia – foi uma desgraça terrível que afetou, se não cada, provavelmente, cada segunda família. Para todos nós é uma lição muito séria. Agora sabemos o que acontece quando terroristas se sentem livres, quando o estado não se manifesta como uma potência séria. E isso, claramente, é uma indicação de que não há limites para terroristas. Essas pessoas estão prontas para qualquer ação, independentemente de quem está na frente deles – crianças, mulheres ou idosos. Para eles, não há absolutamente nenhuma diferença.”

No Dia de Solidariedade na Luta contra o Terrorismo na Rússia lembram as vítimas de outros atentados terroristas também. Serviços memoriais e reuniões de luto são realizadas em Budyonnovsk, Buynaksk e Volgodonsk. Em Moscou, pessoas deixaram flores e velas acesas junto do centro teatral de Dubrovka. Para honrar a memória dos mortos, pessoas vieram para as estações de metro Park Kultury, Lubyanka, Avtozavodskaya, para o aeroporto de Tushino e o hotel Natsional, bem como para os sítios das casas explodidas na estrada Kashirskoe e na rua Guryanov, bem como para a passagem subterrânea na praça Pushkin.

O último grande atentado terrorista em território russo aconteceu em Moscou. Em janeiro de 2011, no terminal internacional do aeroporto Domodedovo ocorreu uma explosão. Um terrorista suicida detonou um dispositivo explosivo improvisado, quando em torno dele estavam muita gente. 37 pessoas foram mortas e mais de 120 foram hospitalizadas.

O terrorismo no mundo moderno é uma das principais ameaças à segurança humana. Na Rússia, está constantemente em curso uma luta ativa contra este mal, diz o presidente do Fundo russo para a luta contra o terrorismo e as drogas, Alexander Mikhailov:

“A fim de prevenir atentados terroristas, o mais importante é não relaxar. Hoje, em nosso país, tudo é feito para que não haja isso. Hoje, nenhum terrorista é tomado vivo. Todas as operações hoje terminam com a liquidação dos terroristas. E é assim que deve ser.”

Devemos não apenas lutar contra o terrorismo, é muito mais importante preveni-lo, diz o especialista. Assim, no ano passado, o Serviço Federal de Segurança (FSB) impediu seis grandes atentados terroristas. O FSB realizou mais de 60 operações especiais sob os auspícios do Comitê Nacional Antiterrorista. Agentes dos serviços especiais russos detiveram mais de 600 bandidos e seus cúmplices.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário