terça-feira, 8 de outubro de 2013

“FRATERNIDADE INQUEBRANTÁVEL” SERÁ FORTALECIDA EM CHELYABINSK


Num campo de testes na região de Chelyabinsk (Urais) começaram exercícios de manutenção da paz "Fraternidade Inquebrantável 2013" da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC).

A fase ativa dos exercícios terá lugar entre 7 e 11 de outubro no campo militar de Chebarkul. Eles envolvem mais de dois mil e quinhentos militares da Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão, bem como cerca de quinhentas peças de armas, e equipamentos militares e especiais, incluindo helicópteros, veículos blindados e morteiros.

Estes são os primeiros exercícios no âmbito da OTSC dedicados a praticar ações de manutenção da paz numa região de segurança coletiva. A esse fato chamou a atenção um membro do conselho público junto da Comissão Militar-Industrial do governo Mikhail Khodarenok:

“A escala dos exercícios não é grande, eles envolvem um regimento de infantaria motorizada expandido segundo disposições de tempo de guerra. Quanto ao seu propósito, é bom que no âmbito da OTSC são praticadas tais atividades. Isto leva a um aprofundamento da compreensão mútua entre os ministérios de defesa dos países, ao estabelecimento de ligações, ao fortalecimento das interações. Em qualquer região de segurança coletiva pode eclodir um conflito militar. A situação é muito inquieta no Cáucaso, continua por resolver o conflito de Karabakh entre a Armênia e o Azerbaijão.”

A região adjacente às fronteiras dos países-membros da OTSC já há muito está longe de ser estável. E isso faz com que seus líderes procurem maneiras de proteger suas fronteiras, destaca o cientista político Viktor Mizin:

“A principal ameaça aqui é o crescimento de vários grupos fundamentalistas islâmicos e o separatismo agressivo. Tais ameaças terroristas são muito difíceis de refletir, nem sempre isso pode ser feito por meios puramente militares. Aqui é necessária também a cooperação de todas as agências de aplicação da lei dos países da OTSC, incluindo a comunidade de inteligência. Sabemos que ameaças já ouvimos de algumas organizações “destravadas” com apelos a realizar atentados terroristas no decorrer dos Jogos Olímpicos do próximo ano em Sochi.”

Um dos objetivos principais dos exercícios é a prática pelo exército, polícia e forças especiais de ações para proteção e defesa de instalações vitais. São elas, como regra, que se tornam alvos dos terroristas, enfatiza Viktor Mizin:

“Pode se tratar de usinas nucleares, diques, barragens, usinas hidrelétricas. São essas instalações que se tornam alvos de ataques terroristas que buscam causar o maior dano. Em contraste com a guerra “convencional”, como foi demonstrado durante as recentes manobras russo-bielorrussas "Ocidente 2013", são justamente estas ações de defesa de instalações específicas que representam o maior desafio. E é muito importante praticar métodos de sua efetiva proteção.”

No decorrer das novas manobras seus participantes irão também praticar tarefas de plantão em postos de observação e postos de controle em linhas de demarcação, praticar o resgate de reféns e ações anti-motim.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário