Com a mudança de paradigma em várias esferas da sociedade, sabemos que outras alterações terão de vir junto. Uma delas diz respeito à escola, onde começamos a nos formar como seres humanos e onde é indispensável ganhar uma ideia mais real do que é o mundo. Pra isso nasceram as Steve Jobs Schools, sete escolas na Holanda com uma proposta de aprendizado inovadora e virada pra o futuro.
Sob o lema “Educação para uma nova Era”, o que estas escolas fazem é preparar os alunos para os desafios do século XXI e para a fase altamente digitalizada que se avizinha. Aproveitando alguns métodos tradicionais, as Steve Jobs Schools reinventam o espaço, a estrutura e o funcionamento da escola.
O papel do professor muda, funcionando como uma espécie de orientador, com mais autonomia e mais flexibilidade pras crianças (o que não significa menos responsabilidade), as ferramentas são mais avançadas, os métodos de avaliação são diferentes e a própria configuração da sala de aula muda em relação à escola tradicional. Aqui, em vez de salas fechadas, existem amplos salões, onde as crianças são incentivadas a interagir e onde é possível juntar o uso de um iPad à prática de um esporte ou jogo ao ar livre.
O foco na inovação passa muito por um uso cada vez mais comum do iPad – cada aluno tem um e pode usá-lo dentro e fora da escola. O vídeo abaixo, em inglês, mostra um pouco de tudo isso, veja só:
Os alunos são divididos em dois grupos: dos 4 aos 7 anos e dos 8 aos 12.
Na foto acima, o mentor deste novo conceito de escola. Maurice De Hond, renomado pesquisador e consultor digital holandês, explica: “Nós queremos dar aos nossos alunos o melhor começo possível para a vida no século XXI com materiais convencionais e digitais”.
Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário