quinta-feira, 17 de abril de 2014

FBI PREPARA UM BANCO DE DADOS COM FOTOS DE MILHÕES DE MORADORES DOS EUA


O FBI está desenvolvendo um sistema que é no mínimo controverso – chamado Next Generation Identification (NGI), ele identifica pessoas com base apenas na aparência, independentemente da ficha criminal dela.

Segundo a Electronic Frontier Foundation, o sistema terá um banco de dados com informações de cerca de um terço dos moradores dos Estados Unidos. Em conjunto com o banco de dados com mais de 100 milhões de impressões digitais, este sistema soa como uma grande ameaça à privacidade. Ele poderá mostrar a foto de uma pessoa junto com impressão digital, endereço, nome e idade.

Segundo a EFF, a parte mais preocupante do NGI está nas imagens de rosto das pessoas:

Atualmente, se você se candidatar a qualquer emprego que exija impressões digitais ou verificação de antecedentes, suas impressões são enviadas e armazenadas pelo FBI em seu banco de dados de civis. No entanto, o FBI nunca coletou uma fotografia junto com esses dados. Isso vai mudar com o NGI. Agora um empregador pode exigir que você forneça uma foto junto com as suas digitais. Se for o caso, o FBI vai armazenar tanto a sua foto de rosto quanto suas impressões digitais junto com seus dados biográficos.

Além disso, o NGI vai, pela primeira vez, cruzar aquilo que está no banco de dados com informações de criminosos e a lista de quem não tem antecedente criminal nos EUA. Cada pessoa receberá um número, que, se buscado, mostrará os registros do banco banco – a preocupação da EFF é que uma pessoa possa ser confundida com criminoso por estar no mesmo banco de dados daqueles que possuem antecedentes criminais.

A previsão é que o sistema fique pronto durante o verão nos EUA – inverno no Brasil – e que a quantidade de dados armazenados aumente cada vez mais. Em 2015, 52 milhões de moradores dos EUA estarão com suas fotos guardadas pelo FBI, mesmo sem ter nenhum antecedente criminal. É assustador, mas, ao menos em teoria, só valerá para quem mora nos EUA. Por enquanto… 

Fonte: EFF via Engadget, BusinessInsider

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário