Em 1906, o fotógrafo norte-americano Edward S. Curtis foi oferecido 75.000 dólares por financista JP Morgan para produzir uma série sobre índios norte-americanos (nativos americanos) e sua cultura. A obra de 20 volumes, chamada The American Indian norte , continha mais de 1.500 fotografias, bem como registros de tradições tribais e história, esboços biográficos, e descrições de alimentos tradicionais, habitação, vestuário, cerimônias e costumes.O objetivo do fotógrafo era documentar o máximo de vida tradicional dos índios americanos quanto possível antes de desaparecer. Apesar de uma extensa tradição oral permanece entre as tribos, o trabalho fascinante de Curtis continua sendo a única história registrada por escrito da maneira indiana norte-americano de vida no início do século 20.
Três décadas de trabalho documentando índios norte-americanos levou o fotógrafo em todo o continente, como ele viajou para locais remotos no Great Plains, a oeste montanhosa, a fronteira mexicana, e até mesmo a costa do Oceano Ártico no Alasca e no Canadá. Seus ricos registros pictóricos de mais de 80 tribos pintar um retrato romântico da maneira indiana norte-americano de vida no momento em que eles estavam sendo forçados a deixar suas terras e despojado de seus direitos. Ao contrário das representações populares dos índios norte-americanos como "selvagens" da época, fotos de Curtis apresentar uma visão idealizada, retratando tradições únicas dos sujeitos e estilo de vida cercado por pitorescas paisagens naturais.
Lendo as milhares de imagens deslumbrantes é uma jornada de tirar o fôlego, que transporta o espectador para um outro tempo e lugar. Para ver o índio norte-americano na sua totalidade online, confira da Universidade Northwestern Biblioteca Digital Collections, aqui . Seleções do projeto também estão disponíveis para compra na Amazon e em outras lojas. site de Edward S. Curtis Gallery via [ Como um rato do campo ], [ Denver Post ]
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário