segunda-feira, 21 de julho de 2014

MUSGO AO SERVIÇO DO HOMEM


Cientistas da Universidade Médica de Estado da cidade siberiana de Tomsk desenvolveram uma tecnologia que permite produzir artigos higiênicos de sphagnum, musgo de turfeiras. 

Trata-se de um material ecologicamente limpo que representa um tecido elástico muito fino que serve para fabricar guardanapos, fraldas, artigos de higiene feminina, etc.

Atualmente, a companhia tenta aumentar propriedades absorventes do material e aperfeiçoar seu aspeto estético. Um tempo será necessário para certificar novos produtos.

Em palavras do dirigente do projeto, Yakov Chirnikov, a demanda de artigos naturais na sociedade está crescendo com cada dia:

“O musgo tem altas propriedades antissépticas e absorve bem a humidade. O musgo vê-se no microscópio como esponja de poros finos”.

Estas caraterísticas do musgo são conhecidas há muito. Durante a Segunda Guerra Mundial o musgo foi amplamente utilizado para o tratamento de ferimentos, sobretudo por guerrilheiros da Bielorrússia, em cujas florestas essa planta é muito difundida. Graças à baixa condutibilidade térmica, o musgo é usado desde os tempos antigos nas obras de construção como material isolante. Em estado seco, é capaz de absorver água quase em vinte vezes mais do que a própria massa, ultrapassando em quatro vezes as propriedades do algodão hidrófilo. Graças a estas caraterísticas, o musgo tem o nome de sphagnum que em greco significa “esponja”.

Entretanto, não apenas o musgo, mas também outras plantas silvestres são utilizados na Rússia na produção de artigos de amplo consumo. Por exemplo, um em cada dez tubos de pasta de dentes contém produto concentrado de cedros siberianos. Ao mesmo tempo, as sementes de cedros, chamados também de nozes, encerram uma série de vitaminas necessárias para o organismo humano. Donas de casa utilizam com êxito flores da cereja-dos-passa rinhos da Sibéria para preparar farinha de pastelões.

Cientistas do Centro de Estado do Ártico da cidade russo de Nadym (distrito autônomo Yamálo-Nenetsky) apresentaram vários produtos naturais fabricados de plantas que crescem na tundra, inclusive chocolate de líquen-das-renas, pão de ervas secas da tundra, torradas e uma espécie de sopão do tipo fast-food feito à base de musgo.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário