O antigo funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês), Edward Snowden, está pondo à prova as relações dos EUA com outros países. Revelações sensacionais sobre a atividade dos serviços de inteligência americanos já provocaram vários escândalos diplomáticos. Líderes de diferentes países foram vigiados secretamente. Mesmo os chefes de Estados considerados amigos dos EUA não escaparam à espionagem.
Cada parte de revelações de Snowden, fugido há um ano da justiça americana para a Rússia, leva a mais um escândalo internacional, envolvendo ou o presidente da França, ou a chanceler da Alemanha, ou os líderes do México e do Brasil.
Como se esclareceu, a Agência Nacional de Segurança recolhia informações em mais de 190 países do mundo. Agentes dos serviços de inteligência americanos interceptavam conversas telefônicas e comunicações eletrônicas, controlavam remessas de dinheiro tanto de cidadãos comuns, como de grandes empresários, conhecidos políticos e até de primeiros-ministros e presidentes. Para além disso, a NSA dispensava grande atenção a atividades da ONU, UE, OSCE, AIEA, FMI e do Banco Mundial.
Surpreende a envergadura da espionagem praticada pelos serviços de inteligência norte-americanos, diz Alexander Gusev, perito em assuntos políticos:
“Isso foi conhecido, mas não tão profundamente como ele havia descrito. Suspeitávamos que altos dirigentes pudessem ser alvos de vigilância, mas, por outro lado, muitas pessoas foram chocadas com o cinismo dessas ações. Conhecemos que conversas telefônicas de Angela Merkel tinham sido acompanhadas a partir de 2000, ainda antes de ela se tornar a chanceler da Alemanha. Com certeza, há alguns fatos que, sendo reveladas por Snowden, abriram olhos ao mundo”.
Uma das revelações mais ressonantes de Snowden está ligada à interceção em 2009, durante a cúpula do G8, de conversas supersecretas de Dmitri Medvedev que na altura era presidente da Rússia. Isso aconteceu logo após o encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama, quando os líderes dos dois países conversavam amistosamente, acordando dar um novo impulso às relações russo-americanas . A conversa de Dmitri Medvedev não teve nada de comprometedor, mas o próprio fato é muito maçante.
Snowden revelou ainda que os Estados Unidos espionavam anos a fio a direção militar e política de Israel, assim como bancos e o Ministério do Comércio da China.
A reação de líderes mundiais a informações divulgadas pode ser considerada bastante moderada, limitando-se frequentemente ao nível diplomático. Ninguém se apressa em atiçar o escândalo da espionagem talvez por desvontade de que sejam revelados os detalhes ou, talvez, para não divulgar secretos da atividade dos seus próprios serviços de inteligência. Todos os países estão recolhendo informações para garantir sua segurança nacional, diz um politólogo, Alexei Mukhin:
“Edward Snowden disse aquilo que todos conheciam, mas tiveram vergonha de falar disso em voz alta. Snowden assumiu uma missão difícil, sacrificando a sua vida pessoal em nome de interesses da sociedade. A meu ver, os países que se tornaram cientes agora de muitos secretos dos serviços de inteligência americanos devem estar gatos a ele por tudo que fez”.
Representantes de Edward Snowden, aos quais ele entregou ficheiros secretos, afirmam que ainda não tudo foi divulgado. Tal significa que outras revelações explosivas esperam em breve o mundo e que então os diplomatas terão de resistir novamente ao golpe assestado.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário