sexta-feira, 15 de agosto de 2014

AUTO-RETRATOS PODEROSO REVELA A DOENÇA DE ARTISTA DESCENT INTO ALZHEIMER


Em 1995, com a idade de 61 anos, artista norte-americano William Utermohlen foi diagnosticado com a doença de Alzheimer. Em resposta à doença, o artista baseado em Londres imediatamente começou a pintar uma ambiciosa série de auto-retratos. A partir do momento de seu diagnóstico de 2000, quando ele foi internado em uma casa de repouso, Utermohlen criou uma poderosa documentação de sua penosa descida para a demência como uma forma de tentar entender melhor sua condição.

Auto-retratos de Utermohlen proporcionar um olhar austero para os efeitos devastadores da doença de Alzheimer.Como o artista se esforçou para manter contato com o mundo ao seu redor, suas obras tornaram-se mais plana, mais abstrato, com uma nova perda de detalhes e senso espacial. Em 2000, memória e habilidades técnicas do Utermohlen havia se deteriorado ao ponto onde seu retrato comovente de si mesmo era simplesmente um crânio rabiscado e as mais básicas sombras de características faciais.

"Nestas fotos vemos com os esforços de partir o coração intensidade de William para explicar sua auto alterado, seus medos e sua tristeza", a viúva de Utermohlen, Patricia, escreveu em um ensaio de 2006, sobre o trabalho do marido. Depois de sua morte em 2007, Patricia lembrou: "Mesmo quando ele estava começando a ficar doente, ele sempre foi sempre o desenho, a cada minuto do dia. Eu digo que ele morreu em 2000, porque ele morreu quando ele não podia tirar mais . Na verdade, ele morreu em 2007, mas que não era ele até então ".

1.967 


1.996 


1,996 mil 


1.997 


1997 


1998 


1,999 


2,000 

Fonte: William Utermohlen

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário