terça-feira, 12 de agosto de 2014

ERDOGAN VENCE PRIMEIRA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DA TURQUIA


O atual primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, venceu a primeira eleição direta à presidência do país.

Com 98% dos votos contabilizados, Erdogan tem cerca de 52%, contra 38% do principal candidato da oposição, o diplomata Ekmeleddin Ihsanoglu.

O resultado elimina a necessidade de um segundo turno. A contagem oficial de votos será anunciada na segunda-feira.

Ihsanoglu, no entanto, já admitiu a derrota e parabenizou o primeiro-ministro pela vitória.

Erdogan dominou a política da Turquia na última década e venceu eleições sucessivas, mas continua dividindo opiniões.

Ele é reverenciado por parte da população por dar estímulos à economia e dar voz aos conservadores no país.

No entanto, seus críticos reclamam de seu estilo autoritário e de inclinações islâmicas em um Estado secularista, segundo o correspondente da BBC Mark Lowen em Ancara, na capital turca.

Após o anúncio dos resultados parciais, o candidato dos dois maiores partidos de oposição, Ekmeleddin Ihsanoglu parabenizou o primeiro-ministro e o desejou sucesso.

Em discurso neste domingo, Erdogan afirmou que "o povo mostrou sua vontade nas urnas hoje".

Ele é primeiro-ministro desde 2003 e está impedido de concorrer a um novo mandato.
Baixo comparecimento

De acordo com Mark Lowen, o número de eleitores que foi às urnas ter sido bem menor do que o esperado - alguns podem ter desistido de votar por causa do calor do verão turco e dos feriados.

A Turquia - cercada pelos conflitos no Iraque, Síria e Ucrânia - é uma importante aliada do Ocidente, disse Lowen, e quem se tornar chefe de Estado vai assumir um país com uma posição geopolítica chave.

Antes da eleição, Erdogan disse que transformará o cargo de presidente, em grande parte cerimonial, na potência executiva do país.

Seu outro rival, o político curdo Selahattin Demirtas, obteve cerca de 9% dos votos.

Em seu último comício na cidade de Konya, no sábado, Erdogan prometeu desenvolver os príncipios democráticos e a economia da Turquia para criar um "líder mundial e uma potência global".

"Não há nenhum sonho inatingível ou objetivo inatingível para esta nação", disse.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário