quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O PRESIDENTE UCRANIANO, PETRO POROSHENKO DECLAROU QUINTA-FEIRA QUE "AS FORÇAS RUSSAS ENTRARAM UCRÂNIA" E CONVOCOU UMA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA


Os espectadores assistir a um fogo que consome uma escola no centro de Donetsk na quarta-feira após ser atingido por um bombardeio. Vários civis morreram quando o carro foi completamente queimado após ser atingido por fragmentos de conchas no centro de Donetsk, cidade controlada pelos rebeldes no leste da Ucrânia.(FRANCISCO LEONG / AFP / Getty Images)

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko declarou quinta-feira que "as forças russas entraram Ucrânia" e convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da nação de responder ao que ele disse foi um "agravamento acentuado" no leste da Ucrânia, onde as forças armadas ucranianas estão lutando contra rebeldes separatistas.

Poroshenko, que conheceu há apenas dois dias com o presidente russo Vladimir Putin para tentar aliviar as tensões na Ucrânia, Kiev acrescentou que em breve iria convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

"O mundo deve fornecer uma avaliação de agravamento acentuado da situação na Ucrânia", disse ele.

Poroshenko também cancelou uma viagem à Turquia, dizendo que "hoje o lugar do presidente está em Kiev", de acordo com o site oficial do presidente.

A declaração do presidente segue encargos ucranianos que as colunas de veículos militares russos cruzaram para a Ucrânia há três dias para abrir uma nova frente na luta no sudeste da Ucrânia, onde os rebeldes parecem ter tomado o controle firme da cidade de Novoazovsk.

Ucrânia também disse esta semana que tinha capturado 10 pára-quedistas russos que haviam cruzado para a Ucrânia, e mostrou um vídeo de alguns dos homens que estão sendo entrevistados. Putin negou as acusações, o que sugere que os soldados aparentemente cruzou a fronteira não demarcada por acidente enquanto em exercícios de treinamento.

Mercados russo mergulhou, com os receios de que o país cresceu foi escalada seu papel no conflito, um movimento que poderia provocar a União Europeia e dos Estados Unidos de impor novas sanções sobre as empresas russas e indivíduos. Índice MICEX da Rússia caíram quase 2 por cento na quinta-feira, e os principais bancos russos VTB e Sberbank caíram mais de 4 por cento.

Na quinta-feira de manhã, um jornalista da Associated Press viu checkpoints rebeldes na periferia de Novoazovsk e foi dito que ele não poderia entrar. Um dos rebeldes disse que não houve combates na cidade.

Novoazovsk, que fica ao longo da estrada que liga a Rússia à península da Criméia-Rússia, em anexo, estava sob bombardeio durante três dias, com os rebeldes de entrar na quarta-feira. A porção sudeste da Ucrânia ao longo do Mar Azov anteriormente havia fugido dos combates envolvendo áreas ao norte.

A nova frente sudeste levantou temores de que os separatistas buscam criar uma ligação terrestre entre a Rússia ea Crimeia. Se for bem sucedido, poderia dar-lhes ou a Rússia o controle sobre todo o Mar de Azov eo gás e mineral riquezas que especialistas em energia acreditam que ele contém. Ucrânia já perdeu cerca de metade seu litoral, alguns dos principais portos e direitos significativos minerais do Mar Negro em março, quando a Rússia anexou Crimeia.

Em Mariupol, uma cidade de 450.000 a cerca de 20 milhas a oeste, uma brigada de forças ucranianas chegaram ao aeroporto na quarta-feira à tarde, enquanto profundas trincheiras foram escavadas no dia anterior na borda da cidade.

Em Donetsk, a maior cidade controlada pelos rebeldes, 11 pessoas foram mortas por bombardeios durante a noite, a administração da cidade, em um comunicado.

Joseph Dempsey, um analista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, em Londres, disse que as imagens recentes de um comboio militar no leste da Ucrânia mostrou a presença de uma variante do tanque T-72, que "não é conhecido por ter sido exportado ou operado fora das Rússia. "

A presença dos tanques, acrescentou em um blog publicado quinta-feira, "apoia fortemente a afirmação de que a Rússia está fornecendo armas para as forças separatistas".

O governo dos EUA acusou a Rússia de orquestrar uma nova campanha militar na Ucrânia, que está ajudando as forças rebeldes expandir sua luta e envio de tanques, lançadores de foguetes e veículos blindados.

"Essas incursões indicam uma contra-ofensiva russa dirigida é provável andamento em Donetsk e Luhansk", disse a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki quarta-feira. Ela manifestou preocupação com entregas durante a noite de material na Ucrânia sudeste perto Novoazovsk e disse que a Rússia estava sendo desonesto sobre suas ações, até mesmo para o seu próprio povo.

As forças russas, segundo ela, estão sendo enviados 30 milhas dentro da Ucrânia, sem eles ou suas famílias saber para onde estão indo. Ela citou relatos de enterros na Rússia para aqueles que já morreram na Ucrânia e feridos soldados russos sendo tratado em um hospital de São Petersburgo.

Pressione jornalistas associados, na fronteira ter visto os rebeldes com uma vasta gama de equipamentos militares sem identificação - incluindo tanques, lançadores de mísseis Buk e veículos blindados - e depararam-se com muitos russos entre os combatentes rebeldes.Ucrânia também capturado 10 soldados de uma divisão paraquedista russo segunda-feira cerca Amvrosiivka, uma cidade a cerca de 12 quilômetros da fronteira russa.

Contribuindo: Associated Press

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário