domingo, 21 de julho de 2013

MICROSOFT PERDE US$ 36 BILHÕES EM SEU PIOR RESULTADO NO SÉCULO

 
As ações da Microsoft caíram mais de 12% — a maior queda em 13 anos —, um dia depois de a gigante de software anunciar resultados trimestrais decepcionantes devido à demanda fraca pela última versão do sistema operacional Windows e vendas do tablet Surface abaixo do esperado. As perdas representam cerca de US$ 36 bilhões de queda no valor de mercado da companhia em um só dia — para fins comparativos, a soma se revela maior do que o tamanho da rival Yahoo!. A derrocada, na prática, é a maior do século XXI na vida financeira da companhia.
Ontem, no fim da manhã, os papéis da empresa já estavam em queda de 9,2%. As ações da Microsoft fecharam ontem cotadas a US$ 31,40, em queda de 11,4%.
No segundo trimestre, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen faturou US$ 19,90 bilhões, 10% a mais que os US$ 18,06 bilhões no mesmo período de 2012, mas abaixo do consenso entre analistas sobre um resultado esperado de cerca de US$ 20,73 bilhões.
O fiasco do Surface
Uma das revelações que pegaram o mercado de surpresa foi o anúncio de perdas de US$ 900 milhões em “ajustes de estoque” do Surface RT, tablet lançado no ano passado com uma versão mais modesta do Windows 8. No início desta semana, a Microsoft disse que estava cortando drasticamente os preços do Surface (em US$ 150) para atrair consumidores. Mas a tática não deu resultado.
“O custo de capital aumentou US$ 1,4 bilhão, ou 35%, refletindo custos associados ao Surface e ao Windows 8, incluindo o ônus para ajustes de estoque do Surface RT de aproximadamente US$ 900 milhões”, informou a companhia num comunicado na quinta-feira.
Papéis têm valor cortado
O movimento de venda dos papéis da Microsoft ocorreu depois de um momento em que as ações atingiram máximas em relação aos últimos cinco anos e é a maior queda percentual desde abril de 2000, quando a companhia vivia uma disputa antitruste com o governo dos Estados Unidos e a chamada “bolha da internet” perdia volume rapidamente.
As corretoras Raymond James e Cowen & Co reduziram suas recomendações para os papéis da Microsoft para “market perform” (performance em média com o mercado), e pelo menos outras cinco corretoras cortaram os preços-alvo em até US$ 3.
A Microsoft lançou o tablet Surface no ano passado em desafio ao iPad, da Apple, mas as vendas não têm cumprido expectativas.
“Os potenciais motores de crescimento da Microsoft (Windows 8, Surface) parecem estar perdendo força à medida que entramos no ano fiscal de 2014”, disse David Hilal, da FBR Capital Markets, em relatório. Ele afirmou ainda que a receita do Windows no trimestre passado ficou 9% abaixo de suas expectativas.

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