Um incêndio de grandes proporções destruiu o saguão de desembarque no principal aeroporto internacional do Quênia nesta quarta-feira (7), forçando o fechamento do maior aeropoto do leste africano e o desvio de voos que tinham o local como destino.
Segundo Michael Kamau, secretário do gabinete de transporte e infraestrutura, ninguém ficou gravemente ferido. Duas pessoas foram tratadas por inalar fumaça.
O incêndio teve início no 15º aniversário do ataque aos prédios da embaixada americana em Nairóbi, Quênia, e Dar es Salaam, na Tanzâna, mas não houve sinais imediatos de que o incidente desta quarta-feira estivesse relacionado com terrorismo. O chefe da polícia antiterror do Quênia, Boniface Mwaniki, afirmou à agência Associated Press que está aguardando o restabelecimento do local, para que ele possa inspecionar a área antes de tecer quaisquer comentários.
A fumaça preta era visível por quase toda a capital queniana enquanto equipes dos bombeiros lutavam para controlar as chamas. Passageiros registraram demora na resposta dos brigadistas de incêndio no aeroporto. O incêndio durou mais de quatro horas até ser controlado, mas algumas chamas persistiram por mais duas horas.
"Era enorme, a fumaça, e não dava sinais de que ia parar", disse Barry Fisher, que esperava pegar um voo com destino a Etiópia na manhã desta quarta-feira.
O fogo destruiu o saguão de desembarque, onde passageiros passavam pela imigração e retiravam sua bagagem. A autoridade aeroportuária do Quênia ordenou o fechamento do Aeroporto Jomo Kenyatta. "Garantimos aos viajantes internacionais e locais que rearranjos estão sendo colocados em prática para restaurar as operações normais. As companhias aéreas estão trabalhando para ajudar os passageiros e aconselhá-los sobre as medidas em curso para retomar os serviços no JKIA", disse Stephen Gichuki, diretor da autoridade aeroportuária do Quênia.
O aeroporto de Nairóbi é o mais cheio do leste africano e seu fechamento deve afetar os voos da região.
Kamu afirmou que o incêndio teve início às 5h do horário local (23h de terça-feira em Brasília) na seção de imigração do saguão de desembarque. Voos que tinham previsão de chegada no aeroporto foram desviados para a cidade costeira de Mombasa, disse. A Cruz Vermelha no Quênia disse que os voos estão também sendo desviados para Dar es Salaam, Entebbe, Uganda e as cidades quenianas de Eldoret e Kisumu.
Martyn Collbeck, um passageiro britânico, relatou ter ficado surpreso com a demora para que o aeroporto fosse fechado. Provavelmente, não havia carros de bombeiros disponíveis para atender a chamada. O maior jornal do país, The Daily Nation, publicou no mês passado que o município de Nairóbi não possuía nenhum carro de bombeiro funcionando e que três deles foram leiloados em 2009, porque o município não havia pagado US$ 1 mil por um conserto.
Segue o link
do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário