terça-feira, 19 de novembro de 2013

HIDROGÊNIO COMO ALTERNATIVA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL


A bem da verdade, observamos hoje no Brasil uma crescente propaganda do Governo no que diz respeito ao Pré-Sal. Estima-se que a camada do Pré-Sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo. O que faz o Governo Dilma se gabar de um Brasil rumo à autossuficiência em energia. O petróleo, dessa forma, é apresentado aos brasileiros como principal fonte de energia hoje e no futuro. Mas, na verdade já sabemos que não é bem assim. Além do petróleo temos outras fontes de energia como biocombustíveis, hidrelétricas, eólica, solar, nuclear e o combustível do futuro: O Hidrogênio.

Enquanto os EUA e países da Europa investem pesado em pesquisas e aprimoramento em larga escala para produção de Hidrogênio o Brasil passa batido no assunto. Os combustíveis fósseis ainda são empregados como principal fonte de energia no país em diversos processos, entretanto poluem mais e não são renováveis. Nesse contexto diversas fontes são investigadas e empregadas como alternativa, a exemplo do biodiesel que polui menos e é renovável. Na geração do biodiesel há a formação elevada de glicerina que conduz à necessidade de encontrar formas de aproveitamento do resíduo. A produção do Hidrogênio é uma importante alternativa de aproveitamento da glicerina, sendo este gás considerado um combustível promissor, de baixo impacto ambiental, um dos principais produtos do processo de reforma a vapor (um dos métodos de obtenção). O mesmo processo também pode ser utilizado para etanol que é uma fonte renovável (provém da cana de açúcar) e também produz Hidrogênio.

O Hidrogênio tem mais alta energia por unidade de peso comparando-o com qualquer combustível, uma vez que é um elemento leve. É por esta razão que tem sido intensamente usado nos programas espaciais onde seu peso é crucial. Especificamente a quantidade de energia liberada durante a reação de hidrogênio é cerca de 2,5 vezes do poder de combustão de um hidrocarboneto (gasolina, metano, propano, etc.).

Embora o Hidrogênio seja o combustível ideal, existe pouca infraestrutura e este tem que ser produzido à fonte de energia primária, o que mostra que o Governo não vem investindo no processo. Pode ser armazenado na forma gasosa, sendo comprimido ou na forma líquida em baixa temperatura o que ainda constitui um desafio para o emprego da geração de energia. A Petrobrás é uma das empresas brasileiras que desenvolve pesquisas para a produção do Hidrogênio combustível.

Fonte: Anonymous do Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário