quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

COMO O CALOR DE TRENS E ESGOTOS PODE AQUECER NOSSAS CASAS


Europa desperdiça mais calor do que ele usa para manter os edifícios quente. Agora projectos em todo o continente vai tocar tudo, de metrôs de esgotos para manter casas acolhedor

Pegue a escada rolante até o nível da plataforma em qualquer estação de metro de Londres profunda e uma onda de ar quente sopra sobre você.Escavado no século 19, os túneis mal ventilados não foram projetados para o trem de hoje e volume de passageiros, prendendo o calor dos motores, freios e os corpos de passageiros de Londres. Não é apenas desagradável em um dia de verão - que o calor representa uma enorme quantidade de energia indo para o lixo.

E assim foi anunciado no mês passado que uma parte dessa energia será canalizada para as casas vizinhas. É um dos cinco desses projetos em andamento. Fontes de calor urbanas em cidades europeias, como as águas residuais de banhos e máquinas de lavar, em breve poderá ser aproveitado para reduzir as facturas de aquecimento e de ajudar a Europa a bater suas metas de emissões de carbono.

Esse é o objetivo de Celsius , a 25 milhões de € projecto financiado pela União Europeia para investigar se o calor residual pode ser economicamente recuperados e colocar em bom uso. Há certamente uma abundância de calor disponível para ser aproveitado. Uma surpreendente estatística descobertos por pesquisadores que trabalham no projeto Calor Roteiro Europa, liderada pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca, é que a Europa actualmente desperdiça mais calor do que ele usa para aquecer todos os seus edifícios."Nós só precisamos direcioná-la mais útil", diz Jonas Cognell, coordenador do projeto em Gotemburgo, na Suécia, onde ele é um engenheiro com a concessionária de energia Göteborg Energi.

Em Londres, o ar quente será capturada de subestações de energia elétrica, bem como o sistema de metrô. A tarefa de Gotemburgo é encontrar uma maneira de usar o calor de incineradores de resíduos industriais e frigoríficos gigantes. Em Colônia, na Alemanha, o calor das águas residuais de esgotos será a fonte de energia de interesse, enquanto em Gênova, na Itália, os pesquisadores estarão investigando se as diferenças de pressão na rede de distribuição de gás pode ser usado para mover turbinas. Em Roterdã, na Holanda, o calor das fileiras cerradas de servidores em data centers serão analisadas.

Esgotos e incineradores têm talvez o maior potencial, diz Cognell. Colônia vai usar bombas de calor, uma tecnologia madura, bem desenvolvidos, para aumentar a temperatura da água de esgoto de cerca de 20 ° C a 70 ° C. "Os incineradores são uma fonte imensamente subestimada de energia", diz Cognell. Embora activamente queimar lixo, a maior parte do calor é simplesmente despejado na atmosfera. "Não é uma boa maneira de usar os recursos."

O primeiro projeto a ser instalado e funcionando é provável que seja em Londres, onde Conselho Islington está gastando £ 2.300.000 para aproveitar o calor para casas locais até 2016. O projeto é baseado na central eléctrica Bunhill, que está perto de "Silicon Roundabout", o centro de tecnologia start-ups de Londres. Bunhill já bombas de água quente a 900 casas próximas por meio de uma rede de condutas de aquecimento urbano. Uma vez que o ar-água trocadores de calor foram instalados na vizinha poço de ventilação da Linha do Norte e uma subestação local, o chefe do projeto Charlotte grandes esperanças, pelo menos 500 casas extras serão beneficiados."Provavelmente, muitos mais", diz ela.

Cognell espera ter 50 cidades que adotam tecnologias Celsius até 2017, desde que possam ser mostrados para ser economicamente viável. Matthew Pencharz, um conselheiro sênior em energia para o Greater London Authority, está se sentindo confiante: ". Vamos provar o caso Nossos cálculos mostram essas fontes de energia são bem vale a pena perseguir", diz ele.

Este artigo apareceu na imprensa sob o título "Não posso suportar o calor? Use-o"

Fonte: News Cientist

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário