Os pássaros do gênero Pitohui, são aves canoras que habitam as florestas tropicais da Nova Guiné. Este gênero apresenta seis espécies descritas até o momento, sendo que três espécies são potencialmente venenosas. Também conhecido como “pássaros do lixo” estes animais guardam uma certa peculiaridade: são as únicas aves venenosas do planeta.
Descoberto a pouco tempo pela ciência mas conhecido a muito tempo pelos nativos de Papua Nova Guiné, o Pitohui dichrous, ou pitohui de capuz, tem presente em sua pele e penas um componente tóxico chamado de Homobatracotoxina. Este poderoso alcalóide neurotóxico, tem a capacidade de paralisia inclusive sobre os músculos do coração.
O envenenamento ocorre quando o veneno é colocado em contato com a pele (sobretudo em pequenas feridas), boca, olhos e mucosas nasais dos seus predadores. Os primeiros sintomas do envenenamento são a dormência e paralisia do membro afetado.
Por esse fato, as pessoas que o conhecem evitam tocá-lo. Cientistas acreditam que a toxina presente nas aves tenha origem na alimentação, que é composta principalmente por besouros da família Melyridae. Esse besouros são uma fonte da toxina encontrada nas aves, e este mesmo fenômeno pode ser observado em sapos da família Dendrobatidae que são nativos das florestas tropicais da América Central e América do Sul. Nos sapos, assim como nos pássaros do gênero Pitohui, a alimentação é a fonte das toxinas encontradas nos amimais.
Veja algumas fotos desse pássaro belo, porém perigoso:
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário