terça-feira, 3 de dezembro de 2013

INSTRUMENTO MUSICAL PROJETADO POR DA VINCI É CRIADO 500 ANOS DEPOIS - COM VÌDEO



Combinando piano e violoncelo, este instrumento criado por Leonardo da Vinci há cinco séculos foi tocado pela primeira vez no último dia 18 pelo polonês Slawomir Zubrycki, um apaixonado por interpretar os planos do gênio renascentista.


leonardo-da-vinci-7

Depois de três anos e 5 mil horas, Zubrycki deu vida à “viola organista“. O instrumento que fazia parte do Codex Atlanticus – manuscrito de 12 volumes com projetos que vão desde ideias para novas armas a planos para máquinas voadoras – une características do cravo, o órgão e a viola de gambá.

De longe, a invenção extraordinária de Da Vinci reconstituída por Slawonir Zubrycki, parece um piano de cauda. Mas na verdade, as 61 cordas, ao invés de serem tocadas por martelos, são estimuladas por quatro rodas giratórias revestidas de crina de cavalo de forma semelhante aos arcos usados para tocar violino e violoncelos.

leonardo-da-vinci-codex
Leonardo-da-Vinci-5
leonardo-da-vinci-6
Leonardo-da-Vinci-Detail
leonardo-da-vinci-8


“Não faço ideia do que Leonardo da Vinci pensaria sobre o instrumento que construí, mas tenho esperança de que ele ficaria satisfeito” – Slawomir Zubrycki

Fonte: Via

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário