terça-feira, 1 de julho de 2014

AQUECIMENTO GLOBAL AMEAÇA MAIOR ESPÉCIE DE PINGUIM DO MUNDO


Um novo estudo estima que, até 2100, pelo menos dois terços das colônias de pinguins-imperadores terá drasticamente diminuído pela metade, se as temperaturas subirem à taxa prevista pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A perda de gelo marinho reduz a oferta de krill, minúsculos crustáceos parecidos com camarões que povoam o Oceano Antártico e são a principal fonte de alimento dos pinguins-imperadores. Os krill jovens se alimentam de algas que vivem no gelo do mar. Sem o gelo, não há algas e sem algas não há krill.

Conduzido por Stephanie Jenouvrier, biólogo do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI), o estudo usa dados demográficos dos pinguins da geleira de L'Astrolabe (Terra Adélie), colônia na Antártica que virou tema do documentário A Marcha dos Pinguins (vídeo abaixo).

O estudo é o primeiro a projetar a perspectiva de longo prazo para os maiores pinguins do mundo, visando preencher uma lacuna na compreensão das alterações climáticas e da vida selvagem em uma das partes mais remotas do planeta.

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Nature, a população mundial de pinguins-imperadores deve reduzir em, pelo menos, 19% até o final do século.

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o cientista propõe que a ave receba a classificação de espécie em perigo devido às mudanças climáticas e que áreas de proteção marinha sejam criadas para conservar a espécie.

“Ele pode agir como um exemplo emblemático de um novo paradigma para a conservação de espécies ameaçadas pelas alterações climáticas", diz.

O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave pertencente à família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem atingir 1,22 m de altura e pesar até 37 kg.

Eles vivem em média 20 anos e mantém relações de monogamia em série, só tendo um parceiro em cada ano.

Atualmente, o pinguim-imperador está sob consideração para inclusão na Lei de Espécies Ameaçadas nos Estados Unidos. Em 2012, o estado das aves foi alterado de "menor preocupação" para "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Sua espécie é estimada em cerca de 600.000 aves.

Fonte: Exame

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário