Milhões de toneladas de plástico flutuam nos oceanos de todo o mundo. Mas um novo estudo descobriu algo perturbador: 99% deste plástico sumiram dos mares. Ao que tudo indica, os peixes estão comendo esse lixo.
Segundo a revista científica Nature, a humanidade produz quase 300 milhões de toneladas de plástico por ano. A maior parte deste lixo vai para aterros sanitários. Mas um estudo da Academia Nacional de Ciências estimou que o destino de 0,1% desse plástico é os oceanos. Enquanto parte desse material fica preso no gelo do Ártico ou desembarca nas praias, a grande maioria permanece flutuando no mar.
Para descobrir o quanto de lixo flutua nos mares, quatro navios da expedição Malaspina (um projeto global que visa estudar os oceanos) pescou o plástico dos oceanos entre 2010 e 2011. Foi quando perceberam que em vez de recolher os milhões de toneladas que os cientistas esperavam, os pesquisadores recolheram apenas 40 mil toneladas.
Carlos Duarte, líder do estudo e cientista da Universidade da Austrália Ocidental afirmou a Nature que esse plástico pode ter sido comido por animais marinhos. Quando o plástico flutua no oceano aberto, as ondas e radiação do sol podem fragmentar o lixo em partículas tão pequenas que podem parecer comida de peixe.
Segundo o oceanógrafo Peter Davison, é difícil saber quais as consequências biológicas desse problema. Alguns poluentes altamente tóxicos, como mercúrio, podem se agarrar à superfície do plástico. Os peixes estariam, então, comendo esse veneno, que pode viajar pela cadeia alimentar e intoxicar peixes como o atum, amplamente consumidos pela sociedade.
Fonte: Info Online
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário