São Paulo é uma cidade incrível, mas aqueles que amam a cidade e escolheram viver aqui, acabam tendo que pagar um preço alto por causa de um vilão que vive escondido nos nossos dias e que tira em média 1,5 ano de vida de todo mundo que mora na cidade – a poluição do ar.
Respirar todos os dias um ar de qualidade tão baixa faz de todo mundo um fumante – é isso mesmo. Mesmo que você não fume, só pelo fato de morar em São Paulo é como se você fumasse 4 cigarros por dia. E não é só o pulmão que sofre – O sistema imunológico enfraquece, o coração fica mais sujeito a doenças, as chances de ter câncer aumentam, a fertilidade pode diminuir e até um feto no útero materno corre o risco de ter a formação prejudicada. Só na região metropolitana, em média 20 pessoas morrem todos os dias por causa do ar poluído. Ou seja – se você acha que ficar horas parado no trânsito pra percorrer um trecho que deveria levar alguns minutos é ruim demais pra ser verdade, já parou para pensar que além de perder tantas horas no trânsito, você ainda está respirando um ar que está te deixando doente?
Outra coisa – se você mora em São Paulo, aquela caminhada na praça, aquele rolê no parque com o cachorro, aquele passeio de patins pela cidade, podem estar fazendo com que você respire ainda mais substâncias tóxicas.
No mundo todo, pessoas estão buscando a solução para amenizar esse que tem se provado ser um dos maiores causadores de doenças da nossa geração. Sabemos que a poluição do ar não vai parar sozinha – mais de 1.200 carros novos chegam as ruas da cidade todos os dias. Então é bom que a gente encontre alguma saída pra reverter a situação. Por enquanto temos visto algumas iniciativas bem interessantes:
O projeto Bike Anjo, por exemplo, é uma rede de ciclistas experientes que ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a pedalar nas ruas com segurança. Mais de 300 voluntários espalhados por 60 cidades brasileiras têm ajudado e não há mais que temer pedalar na cidade.
foto Projeto Bike Anjo
O projeto Cidade Para Pessoas é um outro exemplo de iniciativa que pode ajudar a cidade. O seu objetivo é percorrer 12 cidades pelo mundo em busca de boas ideias de planejamento urbano com foco nas PESSOAS. O objetivo é trazer essas ideias para São Paulo e outras metrópoles brasileiras.
foto Cidade Para Pessoas
Caronetas é um site que promove a carona entre colaboradores de empresas de forma segura, simples e gratuita. Através de uma interface intuitiva e amigável, as empresas são cadastradas por seus responsáveis e recebem um código de acesso para que seus colaboradores possam participar do processo. Todos são autenticados pelo seu e-mail corporativo ou pelo responsável da empresa, garantindo a origem dos participantes. Assim, mais pessoas se locomovem, com menos carros nas ruas.
foto Caronetas
Talvez o maior problema de todos é que a grande maioria das pessoas que mora em São Paulo não faz ideia do risco que está correndo. Por isso, hoje viemos apoiar o projeto “São Paulo merece um ar mais limpo“. A campanha nasceu pra conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema da poluição do ar, facilitar o acesso a dados científicos e estudos publicados que comprovam a gravidade da situação do ar em São Paulo, e assim envolver toda a cidade nessa luta pelo ar limpo que São Paulo merece. Afinal, essa é uma cidade fantástica, mas a gente tem pagado um preço muito caro pra estar nela.
Se você também ama a sua cidade e quer apoiar essa causa, visite o site do projeto, e também a fanpage no Facebook. #SPmereceumarmaislimpo
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário