O maior vulcão do planeta — e um dos maiores conhecidos do sistema solar — ficou escondido por todo esse tempo. Cientistas encontraram o grandão descansando no fundo do mar. É ummonstro.
O Tamu Massif está no fundo do Pacífico, próximo à costa leste do Japão e ocupa 308 km² em sua base, sendo um pouco menor que o estado inteiro de Goiás. E embora ele fique longe da superfície, seu pico tem 3,5 km de altura. É quase metade da altura do Monte Everest.
Embora o Tamu Massif seja um tanto menor que o gigantesco vulcão marciano Olympus Mons, o maior vulcão conhecido do nosso sistema solar com 19,3 km de altura, em volume ele é apenas 25% menor.
É difícil um negócio tão grande passar despercebido, e os cientistas desconfiavam de que havia alguma coisa lá embaixo. Mas eles acreditavam que era um grande sistema com vários vulcões até que uma equipe de pesquisadores da Universidade Texas A&M descobriu que, na realidade, trata-se de apenas um vulcão. Eles publicaram a descoberta na Nature Geoscience. Ah, e o nome Tamu? Não, não tem nada a ver com kaijus; é apenas as iniciais da universidade — em ingles, Texas A&M University.
Felizmente, o Tamu Massif provavelmente está inativo há tempos. As erupções que o ajudaram a crescer a esse tamanho enorme aconteceram há 114 milhões de anos. Desde então, a situação é calma na região. E, esperamos, continuará assim.
Talvez existam outros gigantes desconhecidos por aí; o oceano é um lugar enorme. Mas até que encontremos outro adormecido colossal nas profundezas do mar, o Tamu Massif continuará sendo um rei imponente.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário