O Google tem aquele projeto mirabolante de espalhar balões pelo mundo para ajudar a universalizar o acesso à internet. E a ideia pode ser adotada aqui no Brasil. Amanhã, quarta-feira, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai se encontrar com Mohammad Gawdat, um dos representantes do projeto Loon, para discutir a possibilidade de usar o conceito no Brasil.
O projeto do Google está sendo desenvolvido no laboratório Google X, lar das invenções mais malucas da empresa. O projeto Loon quer lançar balões na estratosfera para levar acesso à internet em regiões remotas do mundo – no Brasil, ele serviria para conectar regiões da Amazônia, por exemplo. Um teste foi realizado em junho, na Nova Zelândia, e os balões ofereceram acesso à internet com velocidades próximas ao 3G.
A Folha conversou com Mike Cassidy, o líder do projeto. Ele disse que a intenção do pessoal do Loon é entender quais são as necessidades do Brasil para a implementação do projeto – no entanto, como o desenvolvimento da tecnologia ainda tem muito a avançar, é pouco provável que os balões comecem a voar na Amazônia em pouco tempo.
Sobre o caráter “maluco” do projeto, Cassidy reconheceu a audácia do Loon – e disse que ele é estranho até mesmo para os padrões do que é feito no Google X:
Eu conheço os projetos do Google X. Sou tendencioso porque trabalho no Loon, mas colocar balões a 20 quilômetros de altura para oferecer acesso à internet para o mundo inteiro é algo bastante arrojado e audacioso, mesmo para os padrões do Google X. E o Google X têm padrões bem altos, certo?
Ele também comenta os planos do Google para ganhar dinheiro com o Loon. Ainda não está claro como o Google pode fazer para monetizar o projeto, mas isso não é um problema:
Larry [Page] e Sergey [Brin] [fundadores do Google] sempre reforçam que o objetivo da empresa é criar coisas que farão do mundo um lugar melhor, que mudem o mundo radicalmente. E eles tão dispostos a investir bastante dinheiro nesses projetos, como o carro que dirige sozinho, o Loon, o Google Glass. Em alguns projetos não é nem ao menos claro como se ganhará dinheiro, mas ainda assim eles são financiados pela empresa.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário