Observatórios astronômicos possuem lentes gigantescas para admirar o espaço, mas às vezes isso não é o bastante. Às vezes, eles atiram lasers de 40 watts para verem melhor. Parece incrível, né? Este timelapse estelar mostra que é mesmo.
Estes são os Observatórios de Mauna Kea, no Havaí. Você pode achar que os lasers são apenas efeitos especiais, para dar um ar sci-fi ao vídeo. Mas eles são reais mesmo!
Este vídeo foi criado por Sean Goebel, estudante de pós-graduação em astronomia na Universidade do Havaí. Ele explica para que servem os lasers:
Na verdade, os lasers são reais. Eles são usados para a óptica adaptativa. Sabe como as ondas de calor saindo do asfalto quente parecem borrar objetos distantes? Da mesma forma, os ventos na atmosfera borram pequenos detalhes nas estrelas/galáxias/etc. É por isso que as estrelas brilham, na verdade.
O laser é usado para monitorar essa turbulência atmosférica, e um dos espelhos do telescópio se move centenas de vezes por segundo para remover as distorções. A óptica adaptativa é muito legal, e foi o tema do meu primeiro projeto de pesquisa de 8 meses na pós-graduação.
Os lasers dos telescópios estão na gama de 15 a 40 watts. Isso é bem mais do que um laser pointer, com apenas 5 miliwatts – mas ele consegue cegar pilotos de avião. Então como é que observatórios disparam lasers tão potentes ao céu? Eles tomam várias medidas para se precaverem:
Quando o laser é usado, aviões são proibidos de voar sobre essa área; e duas pessoas precisam ficar do lado de fora, em temperaturas congelantes, para ver se há aviões por perto. Cada um deles tem um botão para desligar o laser caso um avião se aproxime.
Além disso, o telescópio precisa enviar sua lista de alvos para o Comando Espacial dos EUA, que avisa em quais horários o laser não poderá ser usado, para não cegar satélites espiões.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário