Médicos russos aprenderam a por de pé pacientes com câncer sem nenhuma esperança. Em Yugra – uma pequena cidade na Sibéria Ocidental – médicos locais eliminam o câncer de sangue com ajuda de células estaminais. Destas células verdadeiramente mágicas podem ser cultivadas quaisquer outras células. Por exemplo, células do fígado, osso ou sangue.
Três anos atrás, Dmitri Kudashkin se tornou o primeiro paciente em Yugra a ser submetido a um transplante de células estaminais. Aos 32 anos, Dmitri foi diagnosticado de mieloma múltiplo – uma das doenças mais insidiosas do sistema sanguíneo. Ele praticamente não tinha chances de salvamento.
Mas eis que já passaram três anos depois da operação. Durante este tempo, os médicos de Yugra fizeram com sucesso outros 34 transplantes de células estaminais. Todos os pacientes estão de boa saúde, embora os médicos não escondem que os riscos são grandes. Entretanto, o número dos que necessitam de um transplante está aumentando, diz o vice-diretor do Departamento de Saúde de Yugra, Serguei Schukin:
“O transplante de células estaminais é atualmente o único método no mundo, não só na Rússia, que permite alcançar bons resultados. O custo de um tal tratamento é de cerca de 420.000 dólares. Mas em Yugra nós fazemos todas estas operações de graça. Os recursos são alocados do orçamento local”.
Células estaminais existem em todos os organismos. Enquanto uma pessoa está dormindo, elas trabalham para restaurar tecidos e órgãos danificados. Mas com a idade, seu número se torna cada vez menor. Ao nascer, no sangue do cordão umbilical há uma tal célula em cada 10.000 outras, aos 16 anos – só uma por 500.000, e aos 50 anos de idade – uma em um milhão.
Os médicos de Yugra estão trabalhando com células estaminais há mais de quatro anos. Na cidade de Khanty-Mansiysk vizinha a Yugra foi criado um armazém criogênico. As células-tronco são armazenadas em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196 graus negativos. Se necessário, elas poderão ser usadas passadas dezenas de anos, diz o vice-diretor do Instituto de pesquisa científica de tecnologias celulares de Yugra Serguei Ponomarev:
“Temos armazenadas cerca de 150 amostras de sangue de cordão umbilical. Este é sangue de mulheres saudáveis que deram à luz. Elas concordaram em armazenar essas amostras em nosso banco com possível futuro uso prático”.
Obter células estaminais a partir de pele, tecidos adiposos, folículos capilares é muito difícil e caro. Por isso é necessário preservar o estoque dado pela natureza ao homem, que está no sangue do cordão umbilical.
Infelizmente, hoje em dia, cordões umbilicais são destruídos como detritos. Entretanto, a partir deles é mais fácil obter células estaminais. E se uma pessoa tem um problema de saúde, basta colocar estas células em seu sangue, e elas próprias irão encontrar a área problemática. Em 100% dos casos elas curam a pessoa de quem elas foram retiradas ao nascer, bem como seus irmãos e irmãs.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário