terça-feira, 1 de julho de 2014

PUBLICADOS DOCUMENTOS SOBRE COOPERAÇÃO DE SERVIÇOS SECRETOS DA DINAMARCA E EUA


Desde o fim dos anos 90 a Dinamarca fazia parte do “círculo restrito” de cooperação entre uma série de países, dirigida pelos EUA, sobre troca de dados de espionagem eletrônica.

Prova disso são documentos que a televisão da Dinamarca obteve em conformidade com a lei da liberdade de informação do Ministério dos Negócios e do Crescimento Econômico.

Estes documentos, datados de 1998-2000, completam as informações concedidas por Edward Snowden e publicadas no fim de junho pelo jornal Information. Segundo a informação revelada por Snowden, em 2013, o governo da Dinamarca concedeu aos americanos acesso livre às redes locais de telecomunicações.

Embora, em 2000, o primeiro-ministro Poul Nyrup Rasmussen se tenha recusado a reconhecer a existência de um sistema de escuta com a participação da Dinamarca, lê-se no sítio da televisão dinamarquesa, os documentos mostram que o governo há muitos anos tinha conhecimento das escutas e da troca dos dados obtidos com os EUA.

Segundo a agência Ritzaus Bureau, o antigo dirigente operativo do Serviço de Segurança e Contra-espionagem da Dinamarca foi sujeito a “pressão significativa” da parte dos EUA para alterar a legislação do país e abrir os canais de telecomunicações a monitorização.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário