quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

BRASIL: OS EFEITOS DE UMA CORRUPÇÃO CRÔNICA


O país do futebol, da diversidade cultural, das riquezas naturais e da maior biodiversidade, é também o país da corrupção. Episódios que sacodem a sociedade, que acaloram as discussões e se impõem a intelectuais e indoutos, conhecidos como o “jeitinho brasileiro” colocam o país mais adiante no rol da corrupção mundial.

No relatório sobre a percepção da corrupção ao redor do mundo divulgado nesta terça-feira (3) pela Transparência Internacional, o Brasil piorou, caindo três posições no ranking. Da 69ª no ano passado, o Brasil ocupa agora a 72ª posição este ano e está no grupo de países onde a corrupção é crônica.

Os efeitos dessas facetas são evidenciados claramente nos mais variados segmentos da sociedade. Seja de políticas públicas desfasadas, ao rombo na Previdência, de instabilidade do sistema político à retração econômica do PIB, ou de descaso ambiental às paulatina e esquivas privatizações.

O estudo da ONG, que é referência mundial na análise da corrupção, analisou a percepção da corrupção em 177 países. Mais de dois terços dos países avaliados atingiram um índice abaixo de 50 de uma escala que vai de 0 (percebido como altamente corrupto) até 100 (percebido como mais transparente).

O Índice de Percepção da Corrupção é baseado essencialmente em opiniões de corrupção nos setores públicos em uma combinação de pesquisas e avaliações de especialistas sobre corrupção durante um ano. As informações são verificadas de acordo com os critérios da Transparência Internacional.

Para a ONG, a corrupção no setor público continua sendo um problema gravíssimo e um desafio para o mundo, principalmente em relação ao financiamento de partidos políticos, à polícia e ao sistema judiciário. O Brasil, ainda patina na implementação prática de normativos referentes a transparência, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação.

Outras Avaliações

Por mera coincidência, no mesmo dia de divulgação do ranking da corrupção, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês).

E para desalento, o Brasil, que se tornou este ano membro do conselho diretor do PISA, apesar de registrar progresso desde a última avaliação, em 2009, continua abaixo da média da OCDE em matemática, leitura e ciências. No entanto, a OCDE nota em seu relatório que o Brasil foi o país que mais progrediu em matemática.

Quanto à corrupção, o presidente da Transparência Internacional foi categórico: “É hora de acabar com os atos de corrupção. As brechas legais e a falta de vontade política dos governos facilitam tanto a corrupção interna e além das fronteiras dos países, e exigem que intensifiquemos nossos esforços para combater a impunidade desses corruptos", disse Huguette Labelle.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário