sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ENTREVISTA: ENTREVISTA: FOTOS LINDAMENTE ATMOSFÉRICAS EXPLORAR A ESSÊNCIA DO RIO GANGES



Fotógrafo baseado em Nova York Caleb Cain Marcus viajaram 1.500 milhas ao longo do rio Ganges para criar sua mais nova série, Deusa uma coleção impressionante de imagens oníricas alternadamente Stark e explorando o significado do rio na Índia e Bangladesh.

"Gangajal (água do Ganges) é usado em cerimônias religiosas, para tomar banho, lavagem de roupa, fabricação de tijolos, irrigação e potável", o fotógrafo nos escreveu em um email, explicando a importância do corpo sagrado de água. "Ao mesmo tempo, dezenas de barragens segregar populações das vias de extinção do rio de Ganga Dolphins, e resíduos industriais e esgoto bruto fluir livremente para o rio. Ganga é uma tábua de salvação para a Índia-politicamente, espiritual e comercialmente."

O rio que dá vida é uma enorme presença constante, nas imagens da deusa, mesmo em cenas de terra e poeira.Todos os setores da vida-de trabalhadores às donas de casa para crianças em habitar um espaço especial esculpido ao longo das margens do Ganges sinuosas. Apesar de ser considerado santo, o rio tornou-se entranhado na vida quotidiana de tantos, conectando-os uns aos outros e às "terras, rios, oceanos, montanhas, animais, deuses, deusas e do firmamento", como o site do fotógrafo lê.


Tivemos a chance de perguntar Marcus algumas perguntas sobre a sua série. Desloque-se para ler essa entrevista exclusiva, e vá para o recém-lançado Deusa livro de fotos on Amazon, Artbook, e Damiani.


Acima: Terra, a água, os seres humanos, golfinhos e espaço 

água, terra, árvores, humanos e espaço 


Folhas e espaço 


humano, terra, água, madeira e espaço 


humano, água, terra, concreto e espaciais 


humanos, terra, feno, água e espaço 


Água, terra, árvores, pessoas e espaço 


de cão, terra e espaço 


de água, aço, seres humanos e espaciais 


humanos, terra, água e espaço

MMM: O que inspirou você a embarcar nesta incrível jornada ao longo do rio Ganges?

CCM: Desde a infância eu fui atraído às idéias que estão além nossa crença de que é possível. A Índia é a personificação de uma terra onde tudo é possível, e isso me atraiu para o país. Ganga (rio) está envolta em o espiritual e mística, e talvez por causa disso, o espaço em torno do rio é muitas vezes mais potente, e neste ambiente que eu pudesse continuar minha exploração da presença de espaço.

MMM: Que tipo de narrativa que você está tentando dizer através destas fotos?

CCM: Eu acho que há uma narrativa não-tradicional que constrói com cada imagem como a experiência do espaço e da cor é sentida.

MMM: Quais são algumas das escolhas artísticas conscientes feitas durante as filmagens e processamento?

CCM: Cor me fascina. Ele tem a capacidade de contornar os mecanismos de classificação e filtragem da lógica e da linguagem. Vou passar dias fazendo mudanças sutis progressivamente até que o sentimento a cor emite torna-se tão potente como posso criar.

MMM: Você pode explicar como você escolheu o título da série, bem como os títulos das fotos individuais?

CCM: O título do livro Deusa vem do nome local do Ganges River-Ganga. Hindus acreditam que o rio Ganges é uma manifestação da deusa Ganga, que, entre outras coisas, é o único deus ou deusa que pode passar entre os três mundos: o mundo subterrâneo, terra e céu.

Os títulos de imagens baseiam-se nos elementos físicas e materiais de cada imagem. Todos os títulos terminar com espaço para colocar ênfase na ideia de que o espaço é tão material como os outros elementos, como água e terra.

MMM: Fora de tudo o que você viu e experimentou essa viagem, o que deixou a maior impressão ou impacto sobre você?

CCM: A oportunidade de seguir um rio em uma vida inteira é raro. Normalmente, os rios são vistos como uma série de vinhetas que são inseparáveis ​​das pessoas e da paisagem. Esta viagem me deu uma sensação de o rio desvinculado do povo e da paisagem, como se o rio está sozinho como ele flutua no espaço como uma constelação.


Caleb Cain Marcus: Site

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

ENTREVISTA: TYLER RAYBURN MOSTRA-NOS O AMOR PODE SER ENCONTRADO EM NOSSO MOMENTOS MAIS SOMBRIOS


O fotógrafo Tyler Rayburn primeiro pegou uma câmera, porque ele queria documentar os velhos edifícios abandonados ele se deparou durante uma exploração urbana. Ele rapidamente descobriu a fotografia conceptual e senti a necessidade de criar suas próprias histórias visuais, particularmente como uma maneira de lidar através de sua depressão. Com visuais envolto na beleza dos ambientes naturais, Tyler se esforça para representar a esperança eo amor, mesmo em tempos escuros, incitando o público a perseguir seus sonhos. Inspirando-se suas próprias lutas pessoais, ele espera que seus espectadores podem sentir conforto em saber que eles não estão sozinhos; que outras pessoas se sentem assim também e que há uma maneira de viver uma vida plena.

Através da auto retratos e fotos com amigos, Tyler construiu um portfólio de imagens fantasmagóricas que incorporam seu amor do mundo natural. Para alavancar sua carreira como fotógrafo de arte, Tyler começou a Day Projeto 365, tendo uma foto por dia durante um ano inteiro. Agora quase a meio da série de longa ano estamos animado para compartilhar imagens de sua viagem visual.

Nós estamos gratos a ser capaz de apanhar com Tyler para uma Behind the Lens olhar para sua carteira.Desloque-se para ler a nossa entrevista exclusiva com o fotógrafo.




Conte-nos sobre seu projeto de 365 dias.

Eu comecei o projeto de saltar para uma carreira a tempo inteiro, fortalece as minhas ideias, e criar quando de outra forma não faria. Eu parei meu trabalho do dia na Target em abril para se concentrar totalmente na minha fotografia, logo depois que eu escolhi um dia e começou o meu projeto em 12 de maio de 2015.

Até agora, o projeto tem sido divertido e eu amei a criação de todos os dias. Estou criando o que vem à minha mente e eu adoro isso. É um dom de ser capaz de acordar e ter as ferramentas para criar minhas visões. Estou animado para ver onde o projeto me leva.

Cada uma das suas imagens conta uma história única, como você ficar inspirado?

A coisa maravilhosa sobre a inspiração é que ele pode ser encontrado em qualquer coisa, se você aprender a tomar a partir dele e aproveitá-la. Estou na maioria das vezes inspirados pela natureza e suas imprevisível belos padrões. Viajar para cenas belíssimas é quando eu prosperar a mais na minha criatividade, Quando vejo uma bela montanha ou uma cachoeira em fúria, eu só ir louco com idéias!

Eu também ficar inspirado pelos meus colegas amigos fotógrafos: Kristi Frazier, David Talley, Pauly Pholwises, Kindra Timmerwilke, Gabriel Isak, Jessy Ivan Diaz Joel Robison, Peter Jamus, e muitos outros!




Quanto planejamento vai para uma sessão?

Depende da filmagem! Eu tenho um monte de idéias que eu escrevo para baixo e guardar para mais tarde, mas muitos dos meus rebentos são planejadas no local quando estou inspirado aleatoriamente por uma cena ou um suporte ou uma memória.

Um monte de sua carteira é composta de retratos de auto, você pode nos dizer o que você faz para configurar um tiro?

Eu uso principalmente de um tripé e obturador remoto para meus auto-retratos, mas às vezes eu vou fazer os meus amigos, clique o botão do obturador para mim ou para transformá-los em um tripé humano!

Quando eu estou sozinho eu gastar uma quantidade estressante de tempo à procura de um ângulo e iluminação perfeita. Quando eu encontrá-lo, eu setup meu tripé, utilize o meu controle remoto e autofocus na minha auto, e mudar a lente de foco manual. Eu certifique-se de marcar o local onde eu estava para me certificar de que estou no mesmo lugar exato para que o foco não será desligado. Clico meu segundo temporizador de 2 e rapidamente lançar meu controle remoto e eu fazer isso várias vezes mudando a minha postura cada vez, por isso tenho uma seleção para escolher mais tarde.

Eu sou certeza que há maneiras melhores que fazer auto-retratos, mas eu sou uma espécie de punk e esta é a minha maneira de fazê-lo. :)



Parece que você é um viajante ávido, onde é o seu lugar favorito que você fotografou?

O lugar mais lindo que eu já estive em minha vida até agora é parque nacional de Banff em Alberta, no Canadá e eu estou realmente animado por estar de volta lá em apenas um par de semanas!

Você acha que isso é importante trabalhar com outros criativos?

Eu acho que é muito importante trabalhar com outros artistas, eu definitivamente prefiro fotografar com amigos em vez de tomar a auto-retratos sozinho. Eu sou tipo de uma pessoa extrovertida.

Trabalhando com os outros pode ajudá-lo de muitas maneiras diferentes, eu aprendi tudo o que sei sobre fotografia, atirando e estar perto de outros artistas. Comunidade e colaboração são aspectos-chave em ficar criativo e eu sempre incentivar que sobre os outros!

Qual seria o seu sem tabus, nenhuma despesa poupada filmagem sonho?

Eu realmente quero fazer uma sessão de fotos no espaço.




Como você define o seu estilo?

Conceitual, arte, qualquer coisa nesse sentido!

O que é um deve ter em seu saco de engrenagem?

5D Mark II e 50 milímetros 1.4. Eu tive um 50 milímetros desde que comecei a fotografia, É perfeito para o meu tipo de trabalho e eu aprendi isto como a palma da minha mão.

Eu comprei recentemente um 85 milímetros 1,8 a alterar-se o meu equipamento um pouco e ver o que posso criar com ele. Eu amo o bokeh que proporciona, e que é tão grande para expansões! A lente tem praticamente sem distorções tão alinhando fotos de expansão no Photoshop é tão bom!





Quais os desafios que você enfrentou ao criar?

Às vezes eu não tenho uma idéia específica quando eu saio para fotografar a minha foto do dia assim que eu sair para a floresta e tentar chegar com uma idéia interessante. Às vezes minhas imagens não saem do jeito que eu quero que eles no final, mas isso é ok, porque eu não sou uma pessoa perfeita. Estou aqui para aprender.

Que mensagem você quer suas fotografias para transmitir?

Em cada imagem Eu me esforço para contar a história de uma alma quebrada engolfado na beleza de seus arredores, simulando que ainda há esperança no mundo, eo amor pode ser encontrado em nossos momentos mais sombrios. A razão para isso é que pouco antes de entrar em fotografia eu estava muito deprimido ao ponto onde eu queria me matar, e eu gosto de pensar que a fotografia desempenhou um papel importante no sentido de obter-me fora dessa. Eu não quero que ninguém tem que se sentir nem perto de como eu me sentia. Eu acho que, como seres humanos nós passamos por momentos difíceis ou ter pensamentos negativos e agora novamente assim que eu tento criar imagens que dão a esperança e os sonhos espectador em qualquer circunstância ou não importa o nível de emoção que se encontram.

Com essa idéia em mente toda, eu realmente quero telespectadores para perseguir seus sonhos e que torná-los verdadeiramente feliz.

Quanto pós-processamento vai para uma foto concluído para conseguir o que você está procurando?

Eu sempre faço um monte de trabalho Photoshop para minhas imagens, é uma grande parte do meu estilo. De acrescentando em um céu e alterar a iluminação, para juntar expansões e manipulação de diferentes partes, eu uso um monte de Photoshop.

Eu fiz uma piada uma vez sobre estar em um relacionamento com o Photoshop porque eu adormeci durante a edição e acordei embalando meu laptop com o Photoshop aberto. Assustador.




Quais são seus planos para o futuro?

O meu maior plano de futuro agora está se movendo para Oregon em outubro! Eu vou estar se concentrando no meu 365-projecto e colaborar com os outros muito. Eu não sou realmente certo o que esperar, mas eu preciso ter um grande risco para a minha arte. Ontem eu estava dirigindo em Portland e eu vi Mount Hood na distância e eu tenho esse sentimento em meu coração, quase como borboletas. É onde eu preciso estar, ou assim diz o meu coração.

Você tem algum conselho para aspirantes a fotógrafos?

Oh Deus há muito! Siga seus sonhos e seu coração. Prática, prática, prática. Nunca desista; perseverar. Observe o que os fotógrafos você olhar para cima a está fazendo. Ponha-se lá fora. Pergunte. Seja humilde. Fique inspirado.Dominar seu ofício. Trabalho duro para o que você ama eo resto se seguirá. eu mencionei prática? PRÁTICA!





Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: VOCÊ SOUBE? - A RESPOSTA DE JEAN WYLLYS ÀS OFENSAS DE JOÃO RODRIGUES DIANTE DE UM PLENÁRIO LOTADO - COM VÍDEO


Chamado de 'escória', Jean diz que ‘deputado do vídeo pornô’ é ‘ladrão’ e ‘indecente’. Discussão teve início nesta terça, quando comissão especial aprovou texto flexibilizando regras para obtenção de arma de fogo. Membro da bancada da bala partiu para cima do deputado do PSOL, que é contra rever legislação

Um bate-boca com troca de ofensas entre os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC) [vídeo abaixo] paralisou por alguns minutos as votações desta quarta-feira (28) no plenário da Câmara. A discussão começou quando Rodrigues subiu à tribuna para criticar parlamentares que se opõem à revogação do Estatuto do Desarmamento.

O deputado de Santa Catarina sugeriu que parlamentares que são contra a flexibilização, como Jean Wyllys, “se postam como que se fossem verdadeiros defensores de bandido”.

Rodrigues lembrou que o deputado do PSOL foi eleito com a ajuda da exposição que teve no reality show Big Brother, da TV Globo, do qual foi o vencedor da edição 5, em 2005. “Pela sua história, ele não merece meu respeito e da maioria dos deputados”, afirmou o parlamentar catarinense.

“Posso até ser criticado pelas minhas posições, mas vindo do senhor é um elogio, porque um parlamentar que defende a liberação das drogas e o perdão para traficantes, um parlamentar que defende que o adolescente pode trocar de sexo sem autorização dos pais. Isso é não é deputado, é a escória da política desse País”, disse Rodrigues.

Resposta de Jean Wyllys

Pouco depois, Jean Wyllys tomou o microfone da Casa para dizer que não será intimidado por “ladrões” e “fascistas”. De acordo com Wyllys, Rodrigues é acusado de roubar dinheiro público e já foi condenado por improbidade administrativa.

“Homens decentes não assistem vídeo pornô em plena sessão plenária; homens decentes não são condenados por improbidade administrativa, por roubar dinheiro público como o deputado foi. Quem não tem moral para representar o povo, é ladrão”, disse o deputado e acrescentou: “resta saber se o vídeo que o senhor assistia era homossexual ou heterossexual”

O deputado do PSOL se referia ao flagra feito pela imprensa, em maio deste ano durante uma votação de propostas da reforma política na Casa, Rodrigues foi flagrado assistindo vídeo e vendo fotos pornôs.

Vídeo:
Em postagem no Facebook, Jean Wyllys divulgou uma foto do deputado do PSD com a seguinte frase: “Bandido bom é bandido rico, com terno, gravata e gabinete”.

Sobre a foto, trechos de material do jornal Diário Catarinense. Em reportagem, a publicação informa que João foi denunciado pelo Ministério Público Federal por indícios de irregularidade no fornecimento da merenda escolar em Chapecó, no período entre 2007 e 2009, quando foi prefeito do município.

com informações de Agência Câmara


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: MULHERES PEDEM 'FORA CUNHA!' NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO


Mulheres marcham pela saída de Cunha da presidência da Câmara. Manifestantes pararam em frente ao escritório político do deputado em resposta ao Projeto de Lei 5.069, que dificulta a atenção a vítimas de estupro

Uma manifestação que reuniu principalmente mulheres pediu ontem (28) a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.

O ato ocorreu na Cinelândia, tradicional local de manifestações políticas no centro do Rio. As posições do parlamentar a favor de uma legislação mais restritiva ao aborto e o envolvimento dele no recebimento de recursos desviados da Petrobras, segundo investigações da Operação Lava Jato, foram alvos de críticas das participantes.

As ativistas saíram em passeata da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde acompanharam, durante a tarde, a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o aborto no estado, classificado pelas feministas como um retrocesso.

Na caminhada até a Cinelândia, as manifestantes pararam em frente ao escritório político de Eduardo Cunha, no Largo da Carioca, e, com faixas e cartazes, protestaram contra o Projeto de Lei (PL) 5.069, que dificulta a realização de abortos por mulheres vítimas de estupro, pois ficam obrigadas a fazer boletim de ocorrência em delegacia policial para comprovar a violência sexual.

“Este ato é contra o PL 5.069, que burocratiza o processo, pois, em vez da pessoa ir receber tratamento médico, ela primeiro tem que fazer um boletim de ocorrência. Isso é uma crueldade com a vítima, que está fragilizada e precisa de amparo. A maioria das pessoas não concorda com o tipo de postura que ele [Cunha] tem, não só em relação aos desvios [de dinheiro] e à conta na Suíça, mas quanto à atitude dele, que é muito retrógrada”, disse a estudante de história Luisa Lima de Moraes.

“O Cunha tem uma série de projetos de lei bastante complicada e com grande chance de aprovação, como o que proíbe a pílula do dia seguinte, que é um direito das mulheres, principalmente as que foram estupradas ou sofreram algum tipo de abuso sexual”, afirmou a universitária Gisele Tanaka, que faz doutorado em planejamento urbano.

Segundo a estudante, as denúncias de desvio de dinheiro também pesam contra o deputado. “É o motivo mais óbvio, mais escancarado, que devia levar à imediata saída do cargo de liderança no Congresso e também fazer ele sofrer um processo judicial”.

A organização do ato contabilizou 5 mil mulheres; a PM, mil.


Fonte: Agência Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: JUÍZA QUE INVESTIGA FILHO DE LULA É IRMÃ DO PREFEITO DE BLUMENAU PELO PSDB


Juíza que determinou busca no escritório do filho de Lula é irmã do prefeito tucano de Blumenau. Materiais que comprovam parentesco estão sendo deletados da internet. No ano passado, Célia Regina deu parecer favorável a Aécio Neves em ação durante o período eleitoral. Conselho Nacional de Justiça deverá se pronuncia

Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

A leitura do despacho da juíza federal Celia Regina Ody Bernardes Carrer, que determinou a operação de busca e apreensão na empresa do filho de Lula Luiz Cláudio espanta pela contudência. Ela determinou que até pessoas que estivessem no local sofressem revista corporal.

Além disso, a juíza determinou que os familiares do alvo da operação não tivessem acesso à acusação visando preservar o “sigilo das investigações”, apesar de que tudo foi parar na mídia minutos após seu despacho.

Diante do ineditismo de uma operação como essa sem que o nome do filho de Lula sequer constasse da operação Zelotes – que seria o objeto da investigação que desembocou na operação no escritório de Luiz Cláudio -, muitos começaram a questionar a atitude dessa juíza.

Aécio Neves e Napoleão Bernardes (PSDB-SC), prefeito de Blumenau e irmão da Juíza Célia Regina

Foi o que bastou para a Folha de São Paulo divulgar que Celia Regina seria “de esquerda”, de forma a afastar suspeitas de que sua decisão tenha tido motivação política. Confira, abaixo, coluna de Rogério Gentile na edição de 29 de outubro desse jornal.


Circula pela internet, porém, informação que o colunista da Folha esqueceu de repassar aos seus leitores. Celia Regina é irmã de Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau desde 1o de janeiro de 2013.

O site que divulgou a informação reproduziu notícia veiculada pela Rádio Clube de Blumenau, onde Napoleão fez carreira antes de se tornar prefeito da cidade. Segundo a matéria, Napoleão foi a Brasília em 2011 para prestigiar a posse da irmã Celia Regina como juíza federal.

Como o site que divulgou essa informação postou apenas um print da matéria, o Blog fez uma busca e descobriu que essa matéria foi apagada, mas pode ser acessada em cache – recurso que permite localizar postagens na internet que depois são apagadas.

Confira, abaixo, o print. Para acessar a página em cache, clique aqui


Se restar qualquer dúvida, basta acessar o perfil de Napoleão na Wikipedia, onde aparece o nome de sua mãe: Maria Celia Ody Bernardes.

Há muita coisa na internet sobre Celia Regina que sugere que ela é simpática ao PSDB. Na eleição do ano passado, quando a campanha de Aécio Neves acusou os Correios de atuarem em favor de Dilma, a empresa tentou notificar o tucano por via judicial de que sua acusação era caluniosa e poderia gerar uma ação judicial. Adivinhe, leitor, quem julgou a tentativa dos Correios de notificar Aécio e deu parecer favorável a ele? Ela mesma, Regina Célia.

Para ler a matéria, clique aqui

Será que o Conselho Nacional de Justiça tem alguma coisa a dizer sobre a conduta dessa juíza? Pelos seus laços políticos e familiares, ela deveria se declarar impedida de atuar contra o filho de um inimigo político de seu irmão.

PS: leitor que prefere não se identificar enviou foto da juíza (abaixo) com os irmãos, um dos quais é prefeito de Blumenau pelo PSDB.


A Juíza Célia Regina (dir) e o seu irmão (esq) Napoleão, prefeito de Blumenau pelo PSDB


Fonte: Pragmatismo Politico

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: VOCÊ SOUBE? - GOVERNO ALCKMIN VAI FECHAR 94 ESCOLAS EM SÃO PAULO


Por Lúcia Rodrigues

O governo Alckmin divulgou nesta quarta, 28, uma lista com o nome de 94 escolas que serão fechadas no Estado de São Paulo. Todos os colégios eram frequentados por estudantes dos ensinos médio e fundamental. O executivo alega que as escolas passarão a ter outras funções.

A medida está causando revolta na comunidade acadêmica. Ontem, 27, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi vaiado na cidade de Campo Limpo Paulista, no interior do Estado, por professores, estudantes e pais de alunos que criticam o fechamento das escolas.

A presidente da Apeoesp, o sindicato dos professores do ensino estadual, Maria Izabel Noronha, participa nesta noite de audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal de São Paulo. O secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, é aguardado no evento.

A Apeoesp também convocou para esta quinta, 29, às 15h, uma assembleia da categoria no Vão Livre do Masp, o Museu de Arte de São Paulo, na avenida Paulista, para protestar contra o fechamento de escolas pelo governo tucano.

O Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado já encaminhou oficio à Secretaria da Educação pedindo explicações sobre o fechamento das escolas pelo governo Alckmin.

Confira a seguir a relação de escolas que serão fechadas no Estado:



Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: SENADO APROVA PROJETO QUE TIPIFICA CRIME DE TERRORISMO; MOVIMENTOS SOCIAIS CORREM RISCO


Texto fala em extremismo político; pena pode chegar a 30 anos de prisão

Mariana Jungmann 
Da Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta quarta, 28, o projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que gerou muita polêmica e mais de duas horas de debate entre os senadores.

Pelo texto aprovado, fica tipificado como terrorismo ato de “atentar contra pessoa, mediante violência ou grave ameaça, motivado por extremismo político, intolerância religiosa ou preconceito racial, étnico, de gênero ou xenófobo, com objetivo de provocar pânico generalizado”. A pena de reclusão é de 16 anos a 24 anos.

O projeto estabelece também como “ato de terrorismo por extremismo político”, quando o atentado for contra instituições democráticas. O texto especifica ainda os atos que podem ser caracterizados como terroristas, entre eles interromper serviços de comunicações, sequestrar aviões, provocar explosões propositais ou o uso de gás tóxico e material radiológico em prédios e locais com grande aglomeração de pessoas.

As penas podem ser agravadas por diversos motivos, entre eles se o ato causou morte, contou com auxílio de governo estrangeiro ou organização internacional criminosa. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Houve muito debate no plenário porque vários senadores demonstraram preocupação que movimentos sociais e mobilizações reivindicatórias em geral possam vir a ser caracterizados como extremismo político e seu atos tipificados como terroristas. “Esse projeto vulnerabiliza a luta social em nosso país”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Uma das emendas apresentadas visava a ressalvar os movimentos sociais no texto, deixando claro que eles não se enquadrariam como organizações terroristas. A proposta foi assinada por senadores do PT, PSB, PSOL e Rede. “Nós vamos colocar uma mordaça nos mais humildes, que não têm um microfone para gritar sua dor. É esses que nós queremos proteger”, afirmou o senador Telmário Mota (PDT-RR) defendendo a emenda.

A oposição, no entanto, foi contra. “O cidadão não pode estar travestido de movimento social e, por isso, infringir as normas do Estado Democrático de direito”, disse o líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO).

Todas as emendas foram rejeitadas, exceto uma que foi acatada pelo relator e que estende o conceito de terrorismo político para a prática de atentados contra o Estado Democrático, de forma a comprometer o funcionamento de suas instituições. O texto volta à Câmara dos Deputados, que poderão acatar as modificações do Senado ou retomar o projeto originalmente aprovado pelos deputados.


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: 'SE INTENÇÃO É DESESTABILIZAR PT PARA 2018, VOU SOBREVIVER', DIZ LULA SOBRE ATAQUES À FAMÍLIA


Por Hylda Cavalcanti
Rede Brasil Atual

Ao falar pela primeira vez após a ação de busca e apreensão feita pelo Ministério Público e Polícia Federal nas empresas do seu filho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta (29), durante reunião do diretório nacional do PT, que “ninguém precisa ficar com pena ou preocupado” com as investidas contra ele e familiares. Lula disse que se o objetivo dessas ações for “truncar o futuro do país” (em menção implícita à sua candidatura à Presidência em 2018), elas vão se repetir por mais três anos. “E eu lhes garanto que vou sobreviver, pois se tem uma coisa que aprendi na vida foi a enfrentar adversidades”, acentuou.

Num discurso em que falou muito mais sobre a conduta a ser adotada pelo partido em relação ao governo e à base aliada do Congresso Nacional do que à sua situação familiar propriamente – embora esse último trecho tenha sido o mais esperado por todos – o ex-presidente destacou que não vê motivos para o PT ficar “de cabeça baixa” com as críticas da oposição mencionando a legenda a atos de corrupção. Acentuou que o partido foi, a seu ver, “o que mais fez pela história do Brasil”. “Temos legado, temos história e temos tradição. Quando nos criticarem vamos mostrar e falar de tudo o que fizemos, dizer para eles pararem de ser bestas e olharem para o passado”, ressaltou.

Lula ainda disse que completou 70 anos, na última terça-feira (27), com a energia de quem tem 30. E ironizou afirmando que, a depender do tamanho da sua família, pode-se esperar bem mais pela frente. “Tenho três filhos que ainda não foram citados em denúncias, sete netos e uma nora que ainda por cima está grávida”, afirmou, numa referência à mencionada situação financeira de dois dos seus filhos, Fábio Lula da Silva e Luís Cláudio Lula da Silva, constantemente feita por oposicionistas. As empresas que foram objeto da ação do MP e da PF, durante nova etapa da Operação Zelotes, na última segunda (26), são de Luís Cláudio, mais conhecido como Lulinha.

Medida provisória

A Zelotes investiga fraudes cometidas por conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para reverter ou diminuir o tamanho de multas aplicadas por grandes empresas, num esquema de evasão de divisas que pode chegar perto de R$ 20 bilhões. A busca nas empresas do filho do ex-presidente foi feita por conta de um e-mail divulgado pelo jornal Estado de S. Paulo sobre suspeita de que teria havido lobby para a aprovação de uma medida provisória que concede incentivos para a instalação de montadoras no Nordeste e Centro-Oeste.

Conforme informações dos advogados do empresário, que nega as acusações, a questão não é a investigação da Operação Zelotes ter sido realizada, e sim, de terem sido deixadas de lado ações de busca e apreensão em bancos e grandes conglomerados empresariais já citados e com documentos bem mais incriminadores sobre a participação dessas empresas na fraude. Ao mesmo tempo em que foram priorizadas as apurações sobre o filho do ex-presidente e sobre o ex-secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho, também citado nas denúncias.

A reunião do diretório nacional do PT, agendada havia meses, sempre acontece a portas fechadas, mas desta vez teve um momento aberto ao público para a fala de Lula e a realização de uma espécie de desagravo ao ex-presidente, por conta dos últimos acontecimentos. Lula entrou no local em meio a aplausos e de “Parabéns pra você”.

O ex-presidente afirmou que nem a conjuntura política do país está no seu melhor momento nem o partido. “O PT tem recebido um bombardeio durante 24 horas por dia e isso tem uma explicação. Sabem que somos infinitamente maiores que companheiros que tenham cometido erros. Sabem que sempre que é colocado em xeque, este partido reage como se fosse uma fênix, ressurgida das cinzas. Vamos esperar as eleições de 2016 e saberemos o que realmente está acontecendo neste país.”

'De frente'

Lula chamou a atenção dos integrantes da legenda para problemas observados que, segundo ressaltou, precisam ser encarados, como a desarticulação da base aliada e a necessidade de se fazer um ajuste fiscal. Citou, inclusive, o fato de o PT ter ganho as últimas eleições dizendo que não iriam ser feitas coisas que terminaram sendo realizadas. “Falo como quem viveu a crise de 2005 e lhes digo que nem sempre o presidente pode fazer somente o que pensa ou deseja. Precisamos encarar de frente essa questão”, disse.

O ex-presidente também falou sobre as alianças, acrescentando que foi preciso o governo fazer uma coalizão ampla, mesmo que com partidos que são considerados de direita. De acordo com ele, o problema observado hoje não é por causa dessas alianças, que considera importantes, mas pelo fato de os partidos estarem enfraquecidos e fracionados e, por isso, durante as votações do Congresso os parlamentares nem sempre atendem às orientações dos líderes. “Tem sido complicado fazer acordos no Congresso por conta desse enfraquecimento e também por causa do fator Eduardo Cunha (presidente da Câmara). É preciso entender que estamos vivendo uma situação que causa estranheza no Congresso Nacional”, afirmou.

Embora sem citar o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante (atual titular do Ministério da Educação), de cuja postura os parlamentares reclamavam, Lula elogiou o atual ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e disse esperar que agora a situação de relacionamento entre Executivo e Congresso esteja resolvida. “A primeira coisa que os deputados e senadores me reclamavam era que não estavam sendo ouvidos pelo governo e agora estão falando com Berzoini o dia inteiro. Eu sei que mesmo num período em que não se tem dinheiro para atender aos pedidos é importante o chamego, o carinho e a atenção. E tenho certeza de que isso não está mais faltando no relacionamento com o Congresso”, afirmou.

Sobre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Lula criticou os petistas que pedem a saída do ministro afirmando que “muita gente diz 'Fora Levy', como quem antes pedia fora FMI”. “Precisamos aprender a diferenciar as coisas e digo isso como quem já ouviu ‘Fora Palocci’, tempos atrás. O papel da Dilma é exatamente tirar o país dessa situação e tenham certeza de que quem mais quer resolver isso rapidamente é ela. Temos de lembrar que não foi o Levy o responsável pelo ajuste. As medidas já estavam definidas antes de ele ser escolhido ministro. É importante termos sempre em conta que as iniciativas que estão sendo postas em prática têm o objetivo de fazer o país voltar a crescer.”

Acordo com Cunha

Ao abrir o evento, o presidente do PT, Rui Falcão, mencionou as possibilidades de acordo citadas constantemente entre o partido e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou que estejam acontecendo e frisou: “Quem tem acordo constante com Cunha é a oposição, não somos nós”. “Não vamos criar uma divisão entre nós aqui em relação a este assunto”.

Falcão chamou os petistas para ajudar a dar mais governabilidade ao país e a fortalecer a chamada Frente Brasil Popular nas próximas eleições. “O PT entrará unido na campanha eleitoral de 2016 (para prefeitos). Em vários outros momentos previram o fim do PT e saímos mais fortes e revigorados do que antes. É isso que voltará a acontecer”, concluiu.


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: SINAIS DE JABUTI NA ZELOTES


No despacho em que autorizou as ações realizadas na segunda-feira pela Polícia Federal, que incluíram a busca e apreensão na empresa de Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, a juíza Regina Celia Ody Bernardes acrescentou uma determinação no mínimo curiosa, que sugere uma interferência suspeita na condução da Operação Zelotes. 

“Estou convencido de que tem um jabuti aí. Não sei quem colocou mas trata-se obviamente de um jabuti destinado a atingir o PT e o presidente Lula”, diz o deputado petista Paulo Pimenta.

O que a juíza diz em seu despacho, é o seguinte: “Determino que a autoridade policial providencie vista dos autos ao MPF para que possa acompanhar as medidas ora deferidas e também para que informe o juízo acerca das providências tomadas para esclarecer em que circunstâncias ocorreu a visita realizada por Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, delegado da Policia Federal que já atuou no Núcleo de Inteligência Policial, ao investigado Fernando Cesar de Moreira Mesquita; e o fato de ter sido encontrado na residência do investigado Alexandre Paes dos Santos relatório de Inteligência Policial da Policia Federal...”.

A ordem faz supor que a juíza suspeita de uma ação do referido policial em favor dos investigados, inclusive com entrega de relatório da PF ao lobista Alexandre Paes dos Santos. 

Mais curiosas, entretanto, são as conexões políticas do referido delegado Reinaldo de Almeida, atualmente lotado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Logo, ele pode bem representar uma mão longa da Operação Lava Jato sobre a Operação Zelotes.

Mais ainda. Reinaldo foi o primeiro secretário de segurança pública do governo do tucano Beto Richa no Paraná. Quando foi nomeado, em 2011, a revista Época publicou reportagem assinado por Murilo Ramos e Leonel Rocha apontando indícios de que ele teria sido indicado por ninguém menos que o bicheiro Carlinhos Cachoeira, então interessado em expandir seus negócios para o Paraná. Reinaldo também já respondeu a ação por desvio de recursos da prefeitura de Ponta Grossa mas o que importa aqui é sua participação na Zelotes, uma operação conduzida pela Superintendência de Brasília, sendo ele lotado em Curitiba.

O procurador encarregado das investigações sobre o mega-esquema de sonegação de impostos montado dentro do CARF é Frederico Paiva. Parlamentares da CPI do CARF do Senado dizem ter recebido informações de que as investigações sobre suposta “compra de MPs” vêm sendo conduzidas por outra equipe de procuradores e policiais federais, e não pela equipe inicial da Zelotes, que desvendou o esquema o CARF. Ou seja, a Zelotes tornou-se algo como uma “barriga de aluguel” para outra operação, em que os alvos são políticos e claros. De comum, apenas o fato de que a empresa Marcondes e Mautoni é ligado à SGR, uma das empresas do esquema tributário.

A investigação sobre MPS que prorrogaram benefícios fiscais para montadoras instaladas no Norte/Nordeste/Centro Oeste é que transformaram em alvos o ex-ministro Gilberto Carvalho e o filho de Lula, que recebeu recursos de uma empresa ligada às montadoras em pagamento, segundo seu advogado, de serviços de marketing esportivo, prestados e comprováveis.

A partir desta nova vertente a Zelotes transfigurou-se. De repente, saíram do radar os milhões em propinas pagos a um grupo de empresas de consultoria que, subornando conselheiros do CARF, obtinha sentenças reduzindo ou suprimindo dívidas tributárias que chegariam a quase R$ 20 bilhões. Três vezes as perdas estimadas da Petrobrás com o tal petrolão. De repente, a Zelotes passou a existir para descobrir se nos governos Lula e Dilma alguém recebeu vantagens indevidas para que duas MPs fossem assinadas. Todos são iguais perante a lei e podem ser investigados mas a seletividade e a orientação política são evidentes. A diferença entre os pesos e medidas também. Nenhuma das 26 prisões pedidas pela Zelotes, relacionadas com o roubo de impostos, foi autorizada pela justiça. Nenhuma empresa investigada pela Zelotes original e nenhum dos funcionários ou conselheiros suspeitos teve seus sigilos quebrados. Gilberto e Luis Cláudio sim.

A transfiguração da Zelotes foi também objeto de artigo de Marco Aurélio Garcia publicado ontem, inclusive aqui no 247, em que ele faz candente defesa de Gilberto Carvalho e condenação da justiça de exceção que vai ganhando terreno no Brasil. Arremata perguntando: “E, antes que me esqueça, quando virá a verdadeira lista dos corruptos e corruptores que a OPERAÇÃO ZELOTES se propôs investigar? Os 21 bilhões de reais bem que ajudariam a diminuir nosso déficit fiscal”.


Fonte: 247

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

BRASIL: O STJ EXIGE NÃO VIOLÊNCIA EM EXECUÇÕES DE MANDADOS JUDICIAIS


O Superior Tribunal de Justiça barrar a execução de um mandado judicial com poder de desapossar famílias moradoras de uma ocupação.

Despejos e mandados de reintegração de posse, executados com violência contra multidões pobres, sem teto e sem terra, ordenados pelo Poder Judiciário ou pela administração pública, são noticiados diariamente, refletindo um fenômeno social urbano e rural do Brasil, muito desproporcional à atenção que mereceria sobre os péssimos efeitos humanos dessas ordens e as injustiças reproduzidas e apoiadas por elas. 

No Rio Grande do Sul, por exemplo, dois municípios, São Lourenço e Livramento, estão assistindo ocupações de terra, promovidas pelo MST, em favor de centenas de famílias que aguardam, há décadas, o acesso à terra de acordo como previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Terra e em mais de um tratado internacional assinado pelo Brasil.

As liminares deferidas em ações judiciais possessórias para “resolver” o tipo de conflito aí presente, como de costume, não hesitam em determinar o uso da força pública para expulsão das famílias acampadas por mais que a história venha provando que isso não adianta nada. Vai se repetir amanhã, no campo e na cidade, enquanto políticas públicas indispensáveis à sua justa solução, como as propostas de reforma política, agrária e urbana reclamam, o problema só tende a se agravar.

Essas reformas permanecem bloqueadas pela força do latifúndio, pela morosidade do Poder Judiciário (excetuada a pressa em protegê-lo e proteger-se), o crescente esvaziamento do Incra, a poderosa vigilância da bancada ruralista e da especulação imobiliária sobre qualquer projeto de lei tendente a minimamente afetar os privilégios de seu interesse, acumulados há décadas.

Não são poucas as sentenças, os acórdãos dos tribunais e os pareceres do Ministério Público, publicados nessas ações judiciais possessórias ou reivindicatórias, manifestando crítica veemente contrária às famílias de sem teto e sem terra, muitas vezes sem qualquer exame do uso, do tipo de posse da terra em disputa, mesmo quando a prova se reduz a documento como se isso fosse legalmente suficiente. 

Função social da propriedade, comparada com a da posse - a primeira como condição inerente às garantias de defesa desse direito - é como se tais princípios nem estivessem previstos na Constituição Federal explícita ou implicitamente.

Se alguma autoridade administrativa ou judicial se desse o trabalho de se deslocar até o local onde está se verificando o conflito por terra, daria cumprimento legal, por mínimo que fosse, a todas aquelas disposições legais que exigem prova do uso (!) imposto à terra por quem a reclama, pois uso, além de ser a forma adequada para conferir o exercício do direito conforme ou não à sua função social, é coisa impossível de ser provada por papel, por documento. Ainda quando esse alardeie produtividade - como ocorre no meio rural - e essa esteja viciada por uso anti social, considerada a hipótese frequente, quase nunca considerada em despachos judiciais, de a tal produtividade não passar de produtivismo.

Mesmo sob os antecedentes judiciais carentes de fundamentação jurídica menos serva da ideologia privatista e patrimonialista de interpretação do nosso ordenamento jurídico sobre terra e gente, há exceções de grande valia a favor do povo pobre coagido por necessidade não satisfeita de pão e casa, em grande parte, por força de decisões judiciais daquele jaez.

O Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, em acórdão recente, acolheu recurso em mandado de segurança impetrado pelo Coletivo Margarida Alves para barrar a execução de um mandado judicial com poder de desapossar famílias moradoras da ocupação Izidora em Belo Horizonte, com o uso da violência e destino digno e garantido para as vítimas da sua execução. O site política urbana de 23 deste outubro informa:

“ O Ministro Og Fernandes, Relator do Recurso interposto pelo Coletivo Margarida Alves no STJ, afirmou que em casos como o da Izidora, o que se apresenta é um conflito entre direitos: de um lado, o direito à vida, à moradia, à liberdade, à inviolabilidade domiciliar e à própria dignidade da pessoa humana; de outro, o direito à propriedade. Conforme a decisão, nesse contexto há que se observar o princípio da proporcionalidade e, portanto, a vida e a integridade das pessoas envolvidas devem ser sempre protegidas: “A desocupação da área, à força, não acabará bem, sendo muito provável a ocorrência de vítimas fatais. Uma ordem judicial não pode valer uma vida humana. Na ponderação entre a vida e a propriedade, a primeira deve se sobrepor.” (p. 12)

O Ministro deixou claro que o Supremo Tribunal Federal já se manifestou no sentido de que “o princípio da proporcionalidade tem aplicação em todas as espécies de atos dos poderes constituídos, vinculando o legislador, o administrador e o juiz.” (p. 2) Assim, deve ser observado também pela polícia na execução de operações de reintegração de posse. Conforme asseverou Og Fernandes, não raro as ações da Polícia Militar em conflitos que envolvem grande número de pessoas “vêm desacompanhadas da atenção devida à dignidade da pessoa humana e, com indesejável frequência, geram atos de violência.” E completou: “Por essa razão, a Suprema Corte e o STJ, nos precedentes mencionados, preconizam que o uso da força requisitada pelo Judiciário deve atender ao primado da proporcionalidade.” (p. 2-3).

Ainda conforme a decisão, em situações de relevante conflito social é possível que o Estado da Federação se negue a disponibilizar força policial para execução de remoção forçada. De acordo com o Ministro, o Superior Tribunal já “admitiu, excepcionalmente, hipótese de recusa, por Estado da federação, em proporcionar força policial para reintegração de posse ordenada pelo Poder Judiciário quando a situação envolver diversas famílias sem destino ou local de acomodação digna, a revelar quadro de inviável atuação judicial.” (p. 12) Isso porque, nesse contexto, “compelir a autoridade administrativa a praticar a medida poderia desencadear conflito social muito maior que o prejuízo do particular.” (p. 12)

Confira-se a importância desse solene precedente jurisprudencial. O princípio da proporcionalidade relembra ao próprio direito de propriedade não colocar em risco a dignidade humana alheia, nem outros direitos humanos fundamentais. Isso vincula o “legislador, o administrador e o juiz”, ou seja, os três poderes públicos, e até a recusa, por parte de qualquer Estado da Federação “em proporcionar força policial para reintegração de posse ordenada pelo Poder Judiciário, quando a situação envolver diversas famílias sem destino ou local de acomodação digna, a revelar quadro de inviável atuação judicial.”

Finalmente, o óbvio prevaleceu. É de se esperar seja ele reconhecido, então, pelos três poderes da República, e violências dessa espécie, exercidas em função deles, recorde a pobreza e a miséria não precisarem de mais repressão do que a já suportada por elas. Se dedicassem maior atenção e ação contra as causas das duas prestariam um serviço bem mais legal e justo ao povo do qual são servidores e não patrões.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.