quinta-feira, 13 de junho de 2013

PRIMEIRO-MINISTRO DÁ ULTIMATO AOS MANIFESTANTES E TENSÃO CRESCE NA TURQUIA




“Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Lanço meu último aviso: mães, pais, retirem seus filhos daqui”.

Foi com esse discurso que o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan deu um ultimato aos manifestantes que ocupam a praça Taksim, no parque Gezi (berço dos protestos anti-governistas).

“Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças de ocupação, mas ao povo”, acrescentou o premiê.

Temendo novas ondas de protestos, o premiê afirmou nessa quinta-feira (13) que irá convocar um referendo em Istambul (onde está localizada a praça Taksim) para que seja decidido o futuro da praça e com o claro objetivo de neutralizar os protestos contra o governo. Todavia, os manifestantes não viram com bons olhos a ‘solução’ encontrada pelo governo que atualmente é alvo de uma massiva campanha populacional que pede a imediata saída de Erdogan devido á violência empregada pelas forças policiais nos primeiros protestos que inicialmente visavam apenas a manutenção da praça Taksim e o impedimento da construção do mega complexo comercial.

“Já existe uma decisão judicial, que obrigou a interrupção das obras urbanísticas do parque Gezi. Nestas condições, não é legal prever uma consulta popular para decidir o futuro do parque”, declarou Tayfun Kahraman, do movimento Solidariedade Taksim, principal frente composta pelos manifestantes.

Ainda na manhã dessa quinta-feira, Muammer Guler, ministo do Interior da Turquia, reforçou o discurso do primeiro-ministro e pediu a saída dos ocupantes do parque Gezi.

“A ocupação do parque Gezi não pode durar. Desde 1 de junho, alguns grupos ocupam um espaço público e impedem o acesso a outros. Tudo isto deve acabar antes de provocar mais tensão. Esta situação não é aceitável em uma democracia”, disse o ministro em Ancara (capital do país euro-asiático).

Em entrevista á mídia local, Guler  adotou um tom mais duro, o que aumentou a tensão no país, fato que pode desencadear uma nova onda de violência.

“Adotamos as medidas de segurança necessárias. A polícia está preparada diariamente para restabelecer a ordem e garantir a segurança”, completou.

Segue o link do Canal no YouTube E o Blog

http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário