Análises mostraram que algumas redes de restaurantes utilizam uma mistura artificial que está longe de ser a carne que conhecemos.
Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos alerta para a qualidade da carne que está sendo utilizada para fazer os famosos nuggets de frango. A agência de notícias Reuters informa que pesquisadores do Mississippi descobriram o que ninguém gostaria de saber: cerca de 50% do alimento não era a carne branca – geralmente retirada do peito ou das coxas – que esperamos encontrar quando consumimos os empanados.
As análises foram feitas com nuggets de duas redes de restaurantes – que não foram identificadas – da cidade de Jackson. O primeiro teste mostrou que aproximadamente metade do nugget era carne branca e o restante era uma mistura de gordura, vasos sanguíneos e nervos. Já a segunda análise comprovou que o alimento era feito de 40% de carne branca, além de conter gordura, cartilagens e pedaços de osso.
“O que aconteceu é que algumas empresas optaram por utilizar uma combinação artificial de partes de frango (em vez da carne branca), misturá-la e fritá-la e ainda chamá-la de frango”, explica o pesquisador Dr. Richard D. deShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississippi.
A influência na alimentação
Os autores do estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Medicine, ressaltam que osconsumidores precisam ficar atentos a esse tipo de produto: “Trata-se de um derivado de frango rico em calorias, sal, açúcar e gorduras que é não é uma escolha nada saudável. E pior, tem um sabor delicioso, as crianças adoram e a publicidade é voltada para elas”.
Os nuggets examinados foram considerados adequados para a ingestão moderada, mas os pesquisadores se preocupam com a quantidade consumida, já que se trata de um produto prático, barato e que atrai as crianças.
A importância das informações nutricionais
Vale notar que duas amostras representam uma porção muito pequena de todos os nuggets que são produzidos no mundo, por isso, não é possível generalizar. De qualquer maneira, os cientistas lembram que é preciso estar atento às informações nutricionais desse tipo de alimento.
“Os nuggets de frango tendem a ser alimentos ricos em gordura porque são empanados e fritos. Mas não há segredo do que é feito um nugget – a maior parte dos restaurantes dispõem das informações nutricionais na loja ou no site. E todas as embalagens de nuggets de frango devem conter por lei uma lista de ingredientes e a tabela nutricional completa, incluindo as gorduras”, explica Ashley Peterson, da National Chicken Council.
Por fim, os pesquisadores ressaltam que o objetivo da pesquisa não foi expor a indústria de frango ou as redes de fast food, mas sim lembrar aos consumidores que nem tudo o que é bom faz bem para a saúde.
Fonte: Reuters American Journal of Medicine
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário