Mais de vinte pessoas, incluindo policiais, sofreram lesões durante os distúrbios ocorridos ontem no bairro Biryulevo da capital russa.
Atualizado às 11.14, hora de Moscou
"No total, são 23 pessoas que sofreram ferimentos de diferentes graus de severidade. Onze feridos foram internados em centros médicos, aos restantes cidadãos foi indicado tratamento ambulatorial," disse fonte da comunidade médica de Moscou.
Entre os hospitalizados há cinco membros da polícia anti-motim e cinco imigrantes das ex-repúblicas soviéticas que foram violentamente atacados por elementos agressivos entre manifestantes.
Mais de 400 pessoas detidas durante distúrbios em Moscou
Cerca de 380 pessoas foram detidas durante os distúrbios em massa no distrito de Biryulevo de Moscou, onde no domingo centenas de pessoas se reuniram num protesto que acabou em confrontos com a polícia antimotim.
“Durante a detenção dos desordeiros, seis policiais foram feridos. Quatro deles receberam cuidados médicos no local, e os outros dois sofreram ferimentos graves e foram levados para um hospital”, informou um representante da polícia de Moscou.
Protestos foram também registrados no nordeste de Moscou, onde foram detidos cerca de 60 manifestantes mais.
Por causa dos acontecimentos em Biryulevo foi posto em estado de alerta todo o pessoal da polícia de Moscou. Segundo relatos, a ordem pública na cidade foi restaurada.
Na noite de quarta para a quinta-feira passada, um indivíduo não-identificado, supostamente natural do Cáucaso, matou a navalhadas o jovem Egor Scherbakov e fugiu. No sábado e no domingo, habitantes desse bairro saíram à rua, exigindo prender o assassino.
As desordens no bairro moscovita de Biryulevo continuam. Segundo se informa, grupos de jovens agressivos procuraram barrar a principal artéria rodoviária do bairro. A polícia tem feito detenções.
Segundo testemunhas oculares, dezenas de carros foram virados e destroçados em diversos pontos de Biryulevo.
O porta-voz da polícia moscovita informou que tinha sido estabelecido o círculo de pessoas possivelmente implicadas no assassinato de Egor Scherbakov, cuja morte provocou as desordens em massa.
Desordens em Moscou: polícia barra centro da capital
Várias pessoas informaram que a polícia começou a barrar a praça Manezhnaya, no centro de Moscou, onde no inverno de 2010 se realizara uma manifestação de nacionalistas, depois do assassinato do torcedor de futebol Egor Sviridov.
“O grande perigo consiste em que grupos extremistas procuram forçar cidadãos simples a cometerem crimes, o que poderia ter consequências muito graves”, disse Irina Yarovaya, presidente do Comitê de Segurança da Duma de Estado russo.
As autoridades urbanas receiam que as desordens em Biryulevo possam propagar-se também para outros bairros de Moscou.
Os participantes das desordens em Biryulevo, que antes tinham tomado por assalto um centro comercial e um depósito de vegetais, continuam gritando slogans nacionalistas e exigir que a polícia solte todos os detidos. A polícia continua detenções seletivas.
© RIA Novosti
Desordens em Moscou: acontecimentos tomam rumo perigoso
Irina Yarovaya, presidente do Comitê de Segurança da Duma de Estado da Rússia, falou da possibilidade de que a situação se torne perigosa na sequência das desordens provocadas pelo assassinato de um jovem moscovita no bairro Biryulevo, de Moscou.
“O grande perigo consiste em que grupos extremistas procuram forçar cidadãos simples a cometerem crimes, o que poderia ter consequências muito graves”, disse Yarovaya.
Segundo ela, os extremistas aproveitam a justa indignação da gente, canalizando-a para um leito socialmente perigoso.
No decorrer das desordens ocorridas no bairro Biryulevo, de Moscou, assim como na Prefeitura do Nordeste da capital russa, foram presas mais de 250 pessoas, informa a polícia de Moscou.
Em Biryulevo, a polícia prendeu cerca de 200 infratores da ordem pública, e no nordeste de Moscou, onde também se realizou uma manifestação improvisada, foram detidas cerca de 60 pessoas. O delegado policial não citou os detalhes desses acontecimentos, mas assinalou que tinham sido detidos praticamente todos os participantes do protesto.
© RIA Novosti
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário