segunda-feira, 5 de maio de 2014

OTAN REFORÇA O BÁLTICO COM GRUPO DE CONTRAMINAGEM


Nos últimos dias, os leitores que frequentam o Poder Aéreo viram diversas notícias sobre o reforço de membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à defesa aérea da região do Báltico, na Base Aérea lituana de Siauliai. Mas o aumento de forças também se dá no mar, e os tipos que chegaram recentemente à Base Naval de Klaipeda, na Lituânia, servem como interessantes contrapontos às imagens de fragatas, contratorpedeiros e navios-aeródromos que normalmente pensamos quando se fala em reforço da OTAN: trata-se das embarcações do Grupo 1 de contraminagem da organização militar.

O chamado “Standing NATO Mine Counter-Measures Group ONE” (SNMCMG1) aportou em Klaipeda na tarde de 1º de maio, com cinco navios: o navio de apoio HNoMS Valkyrien da Noruega (capitânia do grupo), os caça-minas HNLMS Makkum da Holanda, BNS Bellis da Bélgica e ENS Admiral Cowan da Estônia, além do varredor HNoMS Otra, norueguês. OValkyrien já foi mostrado aqui no Poder Naval em matéria sobre a operação “Joint Warrior” com corvetas suecas.


Durante a comissão no Báltico, os navios participarão de um programa classificado como “robusto” de operações no mar, com numerosas visitas a portos da região, além da operação internacional Open Spirit. Neste final de semana, os navios abrirão para visitação em Klaipeda.

O SNMCMG1 foi formado no porto belga de Ostend em 11 de maio de 1973, com a missão inicial de garantir a navegação segura ao largo dos portos do Canal da Mancha e do Noroeste da Europa. As denominações do grupo mudaram diversas vezes nesse período de mais de 40 anos de operações (a atual é de 2006) , com a expansão de sua área de operações, e hoje o grupo tem capacidade para atuar em qualquer lugar do mundo. Sua contraparte no Mediterrâneo é o SNMCMG2.


Após sua entrada na OTAN, a Lituânia já teve o seu navio Suduvis (M52) de contramedidas de minagem sob o comando do SNMCMG1, em 2007, e deverá voltar ao grupo com o navio de suprimento e comando Jotvingis (N42), como capitânia, entre os meses de agosto e dezembro deste ano.

Na última das imagens, abaixo, pode-se ver um lançador duplo Sadral (de mísseis Mistral de defesa aérea de ponto) que equipa um dos navios do grupo. Trata-se do mesmo sistema que é utilizado no navio-aeródromo São Paulo (A12) da Marinha do Brasil.


FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Lituânia e OTAN

Fonte: Naval

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário