quarta-feira, 4 de junho de 2014

LIBERADAS AS PRIMEIRAS IMAGENS DO SUBMARINO ALEMÃO U-513, AFUNDADO NO BRASIL


Após uma expedição realizada no último fim de semana, eis que surgem as primeiras imagens do submarino alemão U-513, afundado no litoral de Santa Catarina em 1943.

Liderada por Vilfredo Schürmann, a expedição passou 48 horas sobre os destroços do submarino – o primeiro U-Boot afundado na costa brasileira a ser encontrado – e utilizou um pequeno robô mergulhador para realizar filmagens e fazer fotografias. O resultado final deverá ser um documentário, a ser lançado em 2015.


O U-513, comandado pelo Kapitänleutnant Friedrich Guggenberger – um dos mais bem-sucedidos submarinistas da Segunda Guerra Mundial, com 17 navios afundados que totalizaram 66.848 toneladas – foi afundado em águas brasileiras no dia 19 de julho de 1943, quando foi atacado pelas cargas de profundidade de uma aeronave PBM Mariner norte-americana. Guggenberger, ganhador das Folhas de Carvalho da Cruz do Cavaleiro, foi um dos únicos sete sobreviventes do desastre, sendo trazido para a prisão no Brasil e posteriormente levado para os Estados Unidos.

Seu submarino permaneceu oculto sob as ondas até o dia 14 de julho de 2011, quando foi localizado na costa catarinense a 75 metros de profundidade. Outros dez submarinos alemães ainda permanecem desaparecidos em águas brasileiras.







FONTE: Sala de Guerra / Imagens: Cristian Dimitrius e Heitor Cavalheiro.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário