A Pontifícia Universidade Católica (campus Consolação), PUC-SP, rendeu-se à arte urbana para receber a mostra itinerante “Entremeios 3“, que reúne algumas obras de artistas urbanos paulistanos cheios de talento. As obras reunidas criam uma mistura de culturas, imagens e conceitos, fazendo, em algum momento, uma referência ao hibridismo. Uma mescla de visões se apresentam nas telas, com a presença de realidade e fantasia, animais e seres humanos, e um inegável ar de cultura pop.
O projeto está na sua terceira edição e pertence a João Bosco Millen, que convidou para curadoria Jordons Francisco, da galeria Qaz Street Art, especializada em artistas que saem da ruas direto para showrooms e exposições de renome.
“Atualmente trabalho com artistas não só envolvidos com a street art, mas que tenham uma linguagem de afinidades com este universo, como é o caso da Saramello, que teve uma formação tradicional em artes visuais. Os outros artistas construíram suas linguagens aprendendo e pintando nas ruas”, explicou Jordons ao Hypeness.
A artista não deixa de fazer uma crítica discreta na obra “Politicamente Sem Vergonha”:
Além de Saramello, a exposição conta com obras de Vermelho, Nick Alive, Gen Duarte, Tikka Meszaros, OZI e Feik. Muitos destes nomes já foram vistos pelos muros da cidade e o curador citou para nós a importância de cada um deles na formação da arte de rua brasileira e, atualmente, na Entremeios: “OZI é um dos ícones da street art brasileira, com uma carreira de quase 30 anos. Desenvolveu sua temática principalmente utilizando a técnica do estêncil”.
“O Vermelho formou seu universo de seres fantásticos usando latas de spray e rolinhos de pintura, apurando-a na companhia de uma geração de artistas do colégio Carlos de Campos no Cambuci, famosa por artistas como Osgemeos e Nunca, entre outros”.
“Gen Duarte, Tikka, Feik e o Nick Alive são de uma geração posterior, que ampliou muito o alcance e a popularidade da street art, espalhando suas obras por quase todos os bairros de São Paulo e de outras cidades do mundo”.
A lona de caminhão serve como tela nas obras de Gen Duarte:
Tikka possui traços e cores marcantes em seus desenhos, sendo facilmente reconhecida.
Nick Alive retratou uma pessoa – seus personagens são sempre andrógenos – que parece ter saído de um desenho à la Tim Burton.
Feik e seus bichos encantadoramente coloridos.
Todas as obras podem ser adquiridas na galeria QAZ, através do Facebook ou telefone: 98537-5665. A exposição vai seguir para a Universidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, após a curta temporada em São Paulo, então aproveite e prestigie nossos artistas.
Mostra Entremeios 3 @ PUC Consolação até 27/09/14
Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação
Todos os dias, das 09h às 18h
Entrada gratuita.
Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness
Fonte: Hypeness
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário