Um modelo em tamanho real do veículo de rodas pesado de combate de infantaria Atom, bem como automóveis blindados com maior proteção balística e antiminas do projeto Typhoon da empresa Kamaz, serão apresentados na exposição KADEX 2014, que será realizada de 22 a 25 de maio em Astana (Cazaquistão).
Podemos dizer sem exagero que na capital do Cazaquistão especialistas e visitantes poderão ver os veículos blindados russos mais recentes. Num futuro próximo, eles vão entrar em serviço no exército russo. Uma renovação em grande escala do Exército prevê-se já após 2015. O poderoso Kamaz Typhoon suscita o maior interesse, nota o editor-chefe da revita Arsenal da Pátria, Viktor Murakhovsky:
“Esta é uma nova plataforma, uma máquina de nova geração de blindagem, que permite defender em 360 graus contra impactos de munição de calibre até 14,5 milímetros. Ela tem uma maior resistência a minas, e nela podem ser montados módulos de armas operados remotamente. O veículo é projetado para transportar tropas e para ação na retaguarda próxima. Na máquina pode caber uma inteira divisão motorizada armada”.
O novo Kamaz está equipado com sistemas de filtragem e ventilação, e ar condicionado. Atualmente estas máquinas estão passando testes estaduais.
Quanto ao veículo de combate de infantaria (VCI) Atom, ele é um projeto conjunto da empresa russa Uralvagonzavod e companhias francesas. Originalmente a máquina se destinava a exportação para países terceiros.
Atualmente, devido à crise da Ucrânia e à imposição de sanções, a implementação de alguns projetos no domínio da cooperação técnico-militar entre a Rússia e parceiros estrangeiros foi posta em causa. No entanto, a maioria dos especialistas não duvidam que este é um fenômeno temporário, e o projeto Atom é totalmente implementável, nota Viktor Murakhovsky:
“Em matéria de armamentos e equipamentos militares o ciclo de desenvolvimento e início de produção é longo, leva vários anos. Enquanto a situação política pode mudar em qualquer direção com ciclos mais curtos. Por isso há esperança de que num futuro próximo virá a normalização das relações políticas e isso vai afetar positivamente as perspectivas do veículo de combate de infantaria Atom. O projeto certamente tem perspectivas técnico-militares”.
A Rússia está atualmente desenvolvendo a sua própria plataforma de rodas unificada Bumerang. Na sua base está sendo criado um veículo de combate a rodas, um veículo blindado de capacidade elevada e um veículo de comando e quartel.
Hoje em dia, a transição de lagartas para rodas em blindados é uma tendência mundial, e a Rússia está desenvolvendo suas forças terrestres tomando em conta este fator. Esta tendência se manifestou após o fim do confronto renhido na Europa do bloco OTAN e dos países do Pacto de Varsóvia. Depois disso, os conflitos que ocorrem no mundo têm sido ou de caráter local ou de contraterrorismo. Por isso, máquinas pesadas de lagartas com blindagem maciça não teve uso, exceto na operação dos EUA e seus aliados contra o Iraque em 2003. No entanto, na Rússia estão trabalhando logo em três direções, uma das quais está ligada à criação da plataforma de lagartas pesada Armata.
Na exposição KADEX 2014 em Astana serão demonstrados exemplos de veículos blindados, máquinas de engenharia e automóveis: um veículo de combate de apoio a tanques, um veículo de transporte flutuante, um automóvel Ural blindado. A propósito, os potentes Ural são utilizados com sucesso por militares de exércitos de vários países do mundo. Este ano, a exposição conta com a participação de cerca de 200 empresas de 25 países estrangeiros.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário