quinta-feira, 9 de abril de 2015

ESTAÇÃO DE RÁDIO SÍRIA EXAMINA O PAPEL DAS MULHERES NA GUERRA


Damasco, Síria - "Prevenção, proteção, participação" são os três conceitos básicos por trás do "Nossodireito, que devemos exigir" campanha promocional Radio Souriat começou 22 de fevereiro de sensibilização sobre a Resolução 1325 da ONU e para exigir a aplicação das suas disposições como um dos instrumentos importantes para a igualdade de género, durante e após as guerras.

Esta campanha, a primeira de seu tipo na Síria, é especialmente importante considerando-se as circunstâncias políticas e militares no país. Os organizadores da campanha pensei que agora era o melhor momento para aplicar as disposições da resolução, que foi aprovado pela Síria, mas nunca implementado após a sua adopção pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com uma das disposições mais importantes, as forças de manutenção da paz, da polícia e da autoridade judicial deve garantir a proteção das mulheres. As forças também deve comprometer-se a direitos das mulheres e das meninas.

Visualmente, a campanha contou com "projetos visuais" simples em que os termos "prevenção", "proteção" e "participação" formaram o quadro geral, reforçada por símbolos. Além de programas de rádio semanais, gravações de voz promocionais foram ao ar em páginas de redes sociais da estação de rádio e durante as transmissões diárias.


Um cartaz anuncia a primeira semana da campanha, focada no tema "prevenção". (Foto por: Radio Souriat)

Amira Malek, t ele o diretor da estação de rádio, disse Al-Monitor: "A idéia surgiu a partir da necessidade de capacitar as mulheres, torná-los conscientes de seus direitos e promover os conceitos por trás Resolução 1325, tendo em vista o conflito em curso na Síria, segundo o qual esses conceitos enfatizou a condição especial da mulher, e da necessidade de incluí-los em operações de manutenção da paz e consolidação da paz, permanecendo sensível a forças de manutenção da paz, as autoridades policiais e judiciais sobre as especificidades das mulheres no conflito, a necessidade de tomar medidas para garantir a sua proteção e se comprometem a preservar os direitos das mulheres e meninas. A campanha também serviu como um meio para pressionar o governo a adotar um plano nacional para a boa execução da resolução ".

A campanha focada em sua primeira semana de definir o conceito de proteger as mulheres da violência e prevenir a violência física, sexual e verbal contra as mulheres e meninas, bem como a violência que mulheres sofrem durante a guerra. Na segunda semana, no final de março, dirigiu-se ao conceito de proteção, enquanto a terceira e última semana no final de abril vai se concentrar na participação e representação das mulheres nas comunidades testemunhando conflitos armados. Suas vozes devem ser ouvidas na resolução do conflito, para que possam fazer parte da tomada de decisões em todos os níveis, como iguais, para evitar e resolver conflitos.

A estação se baseou principalmente na adaptação de programação de rádio e programas foram transmitidos on-line, bem como a transmissão através de página do Facebook da estação e seu canal SoundCloud. Além disso, uma página no Facebook foi criado especificamente para promover a campanha, ganhando cerca de 300 visitantes até agora, enquanto a estação de rádio e páginas de seus parceiros começaram a hashtag "#our direita, o que devemos exigir."

"A campanha tem sido bem aceito e popular na mídia local. Muitas mulheres começaram a entrar em contato conosco, a fim de entender melhor esses três conceitos e de participar na promoção da campanha ", Malek disse Al-Monitor." O impacto da campanha também é evidente através do aumento do número de comentários organizações da sociedade civil e participação dos em causa em nossas páginas.

"Nossa campanha não é uma mera uma promoção, mas inclui atividades concretas e eventos destinados a reforçar a participação das mulheres com diferentes origens e níveis de experiência. Ele também vem em um momento oportuno para elevar a consciência social sobre o papel das mulheres na realização da paz, e as maneiras pelas quais as mulheres podem ser protegidos e blindados em tempos de conflito armado. "

Com os seus parceiros, as atividades t ele estação de rádio organizado como um seminário de 08 março para discutir a Resolução 1325, e um painel de discussão em Aleppo. Como parte do Dia Internacional da Mulher, a estação de rádio recebeu um grupo de médicos do sexo feminino e especialistas que participaram de um evento intitulado "Sua Saúde é parte de sua proteção", com o objetivo de incentivar as mulheres a cuidar melhor de sua saúde e responder a sua questões médicas. Além disso, uma série de artigos foram publicados em Al Tafkir Li Souriya revista mensal para fornecer educação sobre as disposições da resolução, enquanto uma série de filmes que lidam com as questões das mulheres foi mostrado no Fórum de Cultura Binaa.

Relativamente às actividades futuras, director da estação de rádio disse Al-Monitor que um painel de discussão será realizada em As-Suwayda na próxima semana, em colaboração com Jozoor Suwayda(Raízes Suwayda) organização. Malek acrescentou: "Durante o último mês da campanha, uma exposição de artes visuais serão realizadas, com a participação de um grande número de sírios artistas visuais femininos. Ele será organizado em colaboração com Binaa Culture Forum, que realiza eventos periódicos semelhantes na capital, Damasco ".

A iniciativa é um independente criada através dos esforços da Síria Fórum das Mulheres para a Paz em dezembro.

Malek disse que a estação de rádio, a primeira estação de comunidade que se especializa em assuntos das mulheres sírias, não foi a promoção ou publicidade das atividades da Síria Fórum de Mulheres pela Paz, criada em 2012. O fórum tem como objetivo estabelecer uma opinião pública internacional e sírio a decisão pressão -makers a adotar meios pacíficos na vida política e construção de um Estado democrático. O fórum também procura capacitar o papel das mulheres sírias em alcançar a paz ea construção da democracia, bem como participar na vida pública e social.

Em vez disso, ela viu a estação como "uma plataforma que apresenta as questões das mulheres, e um projeto do plano do fórum para a mudança através da arte."

O projeto patrocinado várias actividades e iniciativas, tais como os "Paredes para a Paz." Os esforços da estação ocorrem paralelos aos do fórum de uma forma que se concentra mais em mulheres sírias, particularmente desde que a maioria dos outros meios de comunicação sírios "lidar com as questões das mulheres como assuntos sem importância marginais ", que não são a base para os problemas sociais como um todo.

Malek disse que a estação de rádio depende de voluntários e esforça-se para receber o licenciamento governamental para facilitar o seu trabalho e do movimento de seus funcionários na Síria, bem como permitindo-lhe atingir o maior número possível de mulheres no país.

Fonte: Pulso

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário