No centro de arte moderna Vinzavod, em Moscou, foi inaugurada uma exibição de pinturas da autoria de Alexander Zhernokluev. Desta vez, estão patentes ao público moscovita obras do ciclo "Marinheiros Vermelhos".
O pintor costuma usar apenas duas cores – a vermelha e branca. Pode dizer-se que as obras de Zhernokluev não se destacam por uma vasta e riquíssima gama de cores. As figuras de marinheiros se encontram num espaço sem o pano de fundo. Assim, a cor muito clara e até agressiva vem produzindo um efeito depressivo. Isto apesar de, em termos formais, o modo de pintar desse artista se coincidir com as tradições acadêmicas do realismo russo. Os organizadores da exibição sabem os quadros expostos no Vinzavod causam múltiplas associações à pop-art americana e à pintura soviética, ao mesmo tempo.
Todavia, uns peritos na matéria deduzem que o pintor procura imitar Andy Warhol, os outros estabelecem paralelos estilísticos com a obra de Lucian Freud. O espectador mais inclinado para as obras de pintores russos evocará logo quadros de Alexander Deineka, como, por exemplo, Defesa de Petrograd. Todavia, para o pintor, os "Marinheiros Vermelhos" se tornam símbolos de emoção. Por outro lado, para ele, essas imagens são recordações da adolescência. Zhernokluev prestou o serviço militar na Esquadra do Mar Báltico e durante três anos viu diversos aspetos da vida de marinheiros.
Os primeiros quadros da série surgiram em 2007 e desde então o pintor não deixa de trabalhar nessa vertente. Acredita não ter esgotado as formas de expressão dentro desta temática. Ao longo de cinco anos têm surgido novos protagonistas e personagens novos. Agora a série integra cerca de 60 obras apreciadas por habitantes de Moscou e São Petersburgo.
Os quadros de Alexander Zhernokluev são conhecidos também fora do país, tendo sido expostos na Grã-Bretanha, Sérvia, Holanda e Singapura. O público e críticos de arte parecem gostar de suas obras: nem todos os pintores contemporâneos têm suas obras exibidas em famosos museus como, o Museu Russo em São Petersburgo e o Museu de Arte Moderna de Moscou.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário