Enquanto que você enxerga apenas o verde em uma folha de árvore, a artista norte-americana Concetta Antico vê o laranja nas bordas, o roxo na sombra e o azul, como uma espécie de mosaico de cores. Sua aguçada percepção de cores não é apenas fruto da prática da pintura, paixão que desenvolveu ainda criança, mas resultado de uma condição rara – e incrível! – chamada tetracromatismo. Com um receptor de cores a mais nos olhos, ela é capaz de enxergar até 100 vezes mais cores do que qualquer um de nós.
Enquanto que pessoas comuns têm três células cone nos olhos, Concetta possui quatro, o que faz sua percepção de cores aumentar consideravelmente. Trata-se de uma mutação genética, que atinge cerca de 1% da população, e que ainda apresenta mistérios à ciência. A principal dificuldade no estudo do tetracromatismo está em, justamente, encontrar as pessoas afetadas. Isso porque o cérebro nem sempre é treinado para processar toda a informação captada pelos olhos – por pintar desde pequena e ser uma amante das cores, foi mais fácil para Concetta identificar que havia algo de especial sobre sua visão.
Além de contribuir para pesquisas na área, a artista deseja ainda abrir uma escola de arte voltada para daltônicos e uma plataforma online para dar suporte a outros tetracromatas. E, claro, vale a pena conhecer sua arte, que traz cores vibrantes, realmente surreais, que mostram como ela enxerga o mundo.
Todas as fotos © Concetta Antico
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore
com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade
informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito,
exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da
Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais,
verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo
vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse
blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos
das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário