A presidente Dilma Rousseff e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciaram nesta sexta-feira na Cidade do Panamá uma parceria para ampliar o acesso à internet e a serviços públicos no Brasil.
Segundo Dilma, o acordo visa levar internet de banda larga a populações de baixa renda e a áreas isoladas do país, entre as quais a Amazônia e partes do Centro-Oeste.
"É uma importante parceria que garante acesso aos serviços mais variados via internet", afirmou a presidente, que se encontrou com Zuckerberg à margem da sétima Cúpula das Américas.
Segundo ela, a iniciativa não busca apenas levar a internet a essas áreas, mas ampliar o acesso a serviços públicos por meio da rede.
Dilma afirmou que o projeto é inspirado numa iniciativa que o Facebook mantém no bairro de Heliópolis, em São Paulo.
Neste ano, a empresa abriu um laboratório no bairro paulistano para estimular pequenos comerciantes a anunciar seus serviços virtualmente. Um dos interesses do Facebook no projeto em Heliópolis é testar o potencial de mercados que ainda estão à margem da rede. A empresa estima que metade das pequenas empresas no Brasil ainda não tenham páginas no Facebook.
A parceria com o governo brasileiro, contudo, aparentemente será mais ampla que o projeto em Heliópolis e também envolverá serviços públicos, embora os detalhes da iniciativa não estejam claros.
Dilma e Zuckerberg tampouco disseram como o projeto será financiado. Segundo a assessoria da Presidência, o americano viajará ao Brasil em junho para anunciar a parceria oficialmente.
Assessores disseram que o acordo foi negociado durante a conversa entre os dois e ainda precisa ser detalhado.
Segundo Zuckerberg, é a primeira vez que o Facebook fecha um acordo desse tipo com um governo.
"Acredito que o acesso à internet é um pedaço importante de infraestrutura para conectar as pessoas à economia moderna, para obter educação, informação sobre empregos, saúde, para conectar as pessoas a quem elas amam", disse ele.
A iniciativa integra o projetointernet.org, liderado pelo Facebook e que busca ampliar o acesso global à rede. Zuckerberg viajou ao Panamá para divulgar o projeto entre líderes políticos e empresariais da região.
Obama
Antes de se encontrar com Zuckerberg no hotel onde ambos estão hospedados, Dilma participou de uma bate-papo em evento empresarial paralelo à cúpula.
Dilma e Obama devem voltar a se reunir neste sábado
Também estavam presentes o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do México, Enrique Peña Nieto, e o do Panamá, Juan Carlos Varela, anfitrião da cúpula.
Cada presidente fez um breve discurso sobre iniciativas de seus governos nas áreas de inovação e parcerias com o setor privado. Depois, os líderes responderam algumas perguntas de empresários.
Alinhada com o mote de seu segundo mandato, Dilma enfocou em seu discurso a importância da educação. "Educar é único jeito de assegurar que transformação e inclusão social sejam permanentes", disse.
Ela afirmou ainda que a educação é essencial para que a América Latina agregue valor a seus produtos e supere seu papel histórico de mera exportadora de commodities.
Ao fim do encontro, Dilma e Obama trocaram beijos rapidamente e deixaram o salão sem conversar. Os dois voltarão a se encontrar no sábado, em reunião privada, quando deverão se definir os detalhes da visita da presidente a Washington.
Originalmente marcada para 2013, a viagem foi cancelada após as denúncias de que Dilma fora espionada pela agência de segurança nacional dos Estados Unidos.
Fonte: BBC Brasil
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse
blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos
das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário