No subsolo do museu Rainha Sofia, na capital espanhola, um robô gigante se move lentamente ao longo de um quadro do pintor surrealista catalão Joan Miro, registrando centenas de imagens de pequenos detalhes, informações preciosas para o restauro da obra.
A máquina é carinhosamente chamada de “Pablito”, pois ela estreou na recuperação de Guernica, de Pablo Picasso. As imagens, feitas com raios infravermelhos e ultravioletas, vão ajudar os especialistas a determinar o estado de conservação de "Mulheres e pássaros à noite", de 260x185cm, pintado por Miró em 1974.
O robô mede nove metros de comprimento, 3,5 metros de altura e pesa 1,2 tonelada. No caso de Guernica, Pablito tirou 22 mil fotos, que estão sendo atualmente analisadas nos ateliês de restauro do Rainha Sofia, museu dedicado à arte moderna, inaugurado em 1992.
Depois do quadro de Picasso, Pablito já foi utilizado em uma dezena de restauros, a maioria de trabalhos de Miro, que vai ser tema de uma grande exposição nos Estados Unidos em 2014.
José Garcia, chefe dos serviços de restauro do Rainha Sofia, diz que é possível “determinar com precisão extrema o estado do quadro, obter informações sobre as diferentes camadas de tinta, saber os problemas existentes, ou simplesmente a maneira como ele foi exectuado”.
O museu Rainha Sofia é uma das principais instituições culturais de Madri, com muitas obras de Dali, Miro e Francis Bacon. A instituição recebeu 2,5 milhões de visitantes no ano passado.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário