A administração fará com que até 9,800 tropas americanas continuem no Afeganistão para a "temporada de guerra" do ano que vem.
A administração Obama abandonou seus planos de reduzir o montante de forças armadas americanas no Afeganistão para 5,500 até o fim do ano, alterando significantemente a linha do tempo segundo a qual as tropas retirariam-se do país por volta de 2016.
De fato, dizem os oficiais, a administração fará com que até 9,800 tropas americanas continuem no Afeganistão para a "temporada de guerra" do ano que vem.
O anuncio no sábado veio algumas semanas após o novo Secretário de Defesa Ashton Carter indicar que a Casa Branca estaria “repensando” sua missão antiterrorista no Afeganistão e que iria desacelerar a retirada de tropas do país, mesmo com as promessas de Washington de remover sua presença militar.
Enquanto nenhuma decisão sobre o numero de tropas foi tomada, a Associated Press relata que oficiais também estão discutindo “opções sob as quais algumas tropas continuariam no país ou próximas após 2016.”
O presidente Barack Obama possivelmente irá usar a visita iminente do Presidente Afegão Ashraf Ghani, apoiado pelos EUA, para fazer um anúncio oficial sobre o desenvolvimento da questão ainda este mês.
Os EUA e o Afeganistão assinaram em setembro um Acordo Bilateral de Segurança (ABS) controverso, o qual entrou em efeito em janeiro e irá durar até 2024.
O ABS “estipula uma presença militar norte-americana de longo prazo no Afeganistão e acesso a inúmeras bases e instalações no país, incluindo complexos localizados em Bagram, casa da notória prisão militar norte-americana,” sem especificar o numero de tropas que continuarão por lá.
Em fevereiro, a ONU publicou um relatório que revelava evidências “confiáveis e críveis” do exército norte-americano torturando detentos no Afeganistão.
Fonte: Carta Maior
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário