terça-feira, 14 de abril de 2015

RÚSSIA LIBERA ENVIO DE SISTEMA DE MÍSSEIS AO IRÃ


A Rússia suspendeu, nesta segunda-feira, um veto ao fornecimento de armamentos sofisticados ao Irã, gerando preocupação nos Estados Unidos e em Israel.

Decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin autorizou "o envio da Rússia ao Irã" do S-300, sistema de mísseis de defesa antiaérea - envio que havia sido cancelado em 2010 após a ONU ter imposto sanções a Teerã por conta de seu programa nuclear.

O Kremlin recuou do veto após o anúncio de acordo preliminar entre potências internacionais e Irã - em que o país persa concorda com inspeções e restrições ao seu programa nuclear em troca de alívio às sanções internacionais. O acordo, do qual a Rússia faz parte, só será formalizado no final de junho.

O contrato entre Teerã e Moscou envolve US$ 800 milhões (R$ 2,5 milhões), e o governo iraniano entrou com processo judicial pedindo compensação bilionária após sua suspensão.

Israel, forte opositora do acordo nuclear Estados Unidos-Irã, criticou o anúncio.

"Isso é resultado direto da legitimidade obtida pelo Irã com o acordo nuclear emergente", disse o ministro israelense de Inteligência, Yuval Steinitz.

Ele argumenta que isso "prova" que o Irã planeja usar o alívio nas sanções para comprar armas, em vez de investir no bem-estar da população.
'Defensivo'

Mas o chanceler russo, Serguei Lavrov, alega que os mísseis são "totalmente defensivos" e não representam ameaça à segurança de nenhum país.

Entre adversários do Irã, há o temor de que o sistema seja usado justamente para proteger usinas nucleares de eventuais ataques.

O S-300 é um sistema de mísseis que pode disparar contra alvos múltiplos, incluindo jatos, ou para derrubar outros mísseis.

Ainda não está claro quando ele será entregue a Teerã.

O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehgan, elogiou a decisão do Kremlin, dizendo que é um passo "para a estabilidade e a segurança na região", segundo a imprensa estatal.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado afirmou que o assunto foi levantado pelo secretário John Kerry em conversa com Lavrov, mas o conteúdo da conversa não foi detalhado.

Fonte: BBC Brasil

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário