terça-feira, 14 de abril de 2015

MARINHA RUSSA OPTA POR SÓ MODERNIZAR OS SEUS TU-142 ANTISSUBMARINOS


Em uma decisão que a deixa atrás, em termos operacionais, das forças navais dos Estados Unidos, do Reino Unido e de nações que são importantes aliadas militares dessas duas potências – como a italiana, a norueguesa, a australiana e a neozelandesa –, a Marinha da Rússia decidiu não investir em um jato de longo alcance para modernizar a sua frota aérea de combate antissubmarino.

Na primeira semana de abril, um porta-voz da indústria aeronáutica russa informou que o Ministério da Defesa local aprovou um plano de modernização do veterano quadrimotor de reconhecimento marítimo Tu-142, um avião de quase 50 m de comprimento desenhado nos idos da década de 1960, como um modelo derivado do bombardeiro estratégico Tu-95 – ícone do poder aéreo soviético durante a Guerra Fria.

Fontes ligadas à Organização do Tratado do Altântico Norte (Otan) levantaram a hipótese de que a opção do governo Vladimir Putin pela modernização de uma aeronave de boa folha de serviços mas indiscutivelmente antiquada – além de menos manobrável que os modernos jatos ocidentais –, retrate, na verdade, uma certa falta de fôlego financeiro do Kremlin para manter equânime o nível de modernidade das Forças Armadas da Rússia.

De acordo com os mesmos informantes, Moscou ainda deve dispor de mais de 20 Tu-142.

O avião é capaz de cobrir trajetos superiores a 8.200 km sem reabastecimento, e de voar em patrulha por até 6.500 km, antes de precisar iniciar o retorno à base. Sua última versão – Tu-142MZ (designação Otan: Bear-F Mod 4) – parou de ser fabricada em 1994. A expectativa é de que, nos próximos cinco anos, todos os aparelhos russos desse modelo sejam modernizados.

Parâmetros - A remodelação incluirá um upgrade no sistema eletrônico de comunicações via rádio, nos sistemas de navegação e de controle de armas, bem como nos chamados “parâmetros do complexo de guerra antissubmarina”. Boa parte do trabalho será confiada ao centro de pesquisas Zaslon, que possui extensa experiência em radares e na modernização de sistemas de controle de armas.

O Tu-142 dispõe de duas baias de armamento, com uma capacidade de transportar 11,3 toneladas de carga militar.

O equipamento-padrão do quadrimotor russo são 126 sonoboias (tipos RGB-15/25/55A/75) e meia dúzia de torpedos – mas em situações excepcionais cada aeronave pode transportar até 12 dessas armas.

O torpedo mais comumente embarcado é o APR-3E, um engenho leve, aerotransportado, de 3,6 m de comprimento e 525 kg de peso – dos quais 74 kg correspondem à ogiva explosiva, detonada por impacto ou mecanismo de proximidade.

Ele foi desenhado para ser transportado por aeronaves como o Tu-142, o Il-38 (outro quadrimotor de reconhecimento marítimo) e o helicóptero biturbina Kamov-27. Mas a bordo de qualquer uma dessas aeronaves, o APR-3E precisa viajar acomodado em um “berço” que pesa 25 kg.

Concebido para identificar seu target por meio de busca acústica, o APR-3E é capaz de se manter ativo em grandes profundidades – até 800 m –, e de navegar a uma velocidade superior a 43 nós.

O APR-3E necessita de uma profundidade mínima de 100 m para ativar o seu sistema de busca, e pode ser empregado em condições meteorológicas desfavoráveis, até o nível de mar 6.

Uma vez na água, o torpedo russo submerge descrevendo espirais, enquanto o seu buscador acústico faz uma varredura. Localizado o alvo, o sistema de propulsão do torpedo é acionado, e um motor-foguete, dotado de propelente sólido, impulsiona o APR-3E para a corrida final até a explosão no ambiente silencioso e escuro do fundo do mar.

Fonte: Naval

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário