sábado, 24 de agosto de 2013

NOS ARREDORES DE MOSCOU SERÁ CONSTRUÍDO O MAIOR HELIPORTO DA EUROPA



A indústria da aviação ligeira russa está a bater mais um recorde. Até o fim do próximo ano, nos arredores de Moscou será construído o maior heliporto da Europa. O novo heliporto poderá prestar assistência a duzentos aparelhos em simultâneo.



O transporte em helicópteros ligeiros continua a reforçar suas posições no segmento dos transportes regionais. Os engarrafamentos rodoviários, as falhas no funcionamento dos transportes públicos e a permanente falta de tempo impelem os empresários a alugar e adquirir helicópteros. Segundo considera o editor-chefe do portal AVIA RU Network, Roman Gusarov, ainda não existe uma melhor alternativa a esse meio de transporte:

"Hoje, o transporte em helicópteros tem uma clara procura por parte dos empresários privados e das elites econômicas que se podem permitir a compra de um helicóptero privado, especialmente na região de Moscou, onde as deslocações se fazem com grande dificuldade. O helicóptero poderá vir a ser uma alternativa bastante cômoda ao transporte terrestre rodoviário."

O parque privado de helicópteros, que será recebido pelo novo heliporto, será composto maioritariamente por aparelhos de fabrico estrangeiro. Essa situação se irá manter até a indústria russa desenvolver a produção de helicópteros ligeiros, considera o redator principal da revista Aviatransportnoe Obozrenie (Análise do Transporte Aéreo) Alexei Sinitsky:

"A Rússia é tradicionalmente forte na área do fabrico de helicópteros, que nós classificamos como de médio porte e que internacionalmente são classificados como pesados. Esses helicópteros têm procura em todo o mundo. Estamos a falar da gama de helicópteros Mi-8, assim como dos Mi-26, que é um aparelho superpesado, única em sua categoria. Eles são exportados com sucesso e têm bastante procura. Por outro lado, observamos a falta no segmento dos aparelhos ligeiros."

Apesar de a Rússia continuar a fabricar helicópteros ligeiros, estes têm funções algo específicas e, por isso, interessam mais às estruturas oficiais do que aos clientes particulares, considera Roman Gusarov:

"Há procura por parte dos serviços do Estado para helicópteros com funções específicas, ligeiros e médios. Nesse segmento, a Rússia tem bons modelos, como por exemplo o helicóptero multifuncional Ka-226, que é utilizado pelo Ministério das Situações de Emergência. Ele não é muito interessante para os particulares, mas é bastante eficaz para o trabalho dos serviços de emergência e de segurança."

A construção de um grande hub de helicópteros na vizinhança imediata de Moscou poderá significar que, num futuro previsível, os helicópteros privados terão possibilidade de cruzar o céu da capital, dizem os peritos. Como sublinhou Alexei Sinitsky, o projeto mais realista é o que prevê os helicópteros voarem ao longo do rio Moscou, que terá plataformas de aterrissagem construídas em suas margens.

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