sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ROEDORES SÃO LIQUIDADOS NO QUIRGUISTÃO EM VIRTUDE DA AMEAÇA DE EPIDEMIA DE PESTE


No Quirguistão, pela primeira vez nos últimos 30 anos, foi registrada a morte de uma pessoa com peste. A vítima da doença foi um adolescente, que comeu carne de marmota. Para evitar a epidemia liquidam os roedores na região e realizam exercícios contra a peste.

No Quirguistão, foi registrado primeiro caso de peste bubônica desde 1981. A vítima da doença foi um adolescente de 15 anos. Atualmente na região, onde ocorreu o incidente, realizam vacinação da população e extermínio dos roedores.

Apesar de epidemias de peste serem associadas em primeiro lugar com a época medieval, casos únicos de enfermidade são registrados com suficiente regularidade também em nossa época. Existem regiões onde esta enfermidade permanece em estado latente permanentemente: Vietnã, Myanmar, Bolívia e Equador. Existem focos de peste também no território da antiga URSS - conta o diretor do Instituto de epidemiologia do Ministério da Saúde da Rússia, doutor Valentin Pokrovsky:

"É bastante raro o registro de peste em pessoas. Mas os focos naturais conservam-se. Eles existem também no território da Rússia e no território das repúblicas da antiga URSS. Se a pessoa chega a este foco ela pode adoecer."

O Cazaquistão reagiu ao que aconteceu no país vizinho. O Ministério da Saúde da república exortou os cidadãos da república a abster-se de viagens ao Quirguistão. Sendo que nas regiões fronteiriças começaram exercícios interdepartamentais contra a peste.

O doutor em medicina Yuri Guendon contou à Voz da Rússia como ocorre a transmissão dessa doença de uma pessoa a outra:

"A peste bubônica tem alto índice de mortalidade. Ela é transmitida no fundamental através de insetos que chupam o sangue. É possível o contágio, por exemplo, se você entra em contato com uma pessoa que está com a peste bubônica e tem pulgas no corpo. A pulga chupa junto com o sangue as bactérias da peste e ao picar outra pessoa transmite estas bactérias para ela."

Entretanto a peste pode ser transmitida de outro modo. Sendo que neste caso tratar-se-á de uma forma mais grave da doença. Comenta Valentin Pokrovsky:

"A forma bubônica é, via de regra, a forma inicial da epidemia. Adiante, em circunstâncias desfavoráveis, pode desenvolver-se a contaminação do sangue, ou pior, desenvolver-se a pneumonia. O doente tem uma tosse molhada. Com isto há uma grande quantidade de muco, que contem os micróbios e começa a se espalhar a peste por meio do ar e gotas."

Na Rússia trabalha cerca de meio milhão de imigrantes temporários do Quirguistão. Entretanto as autoridades russas não pretendem dar um alarme em virtude do que ocorreu nessa república. Isto se explica, justamente, pelo fato de que a forma pulmonar da peste não foi registrada no Quirguistão.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário