quinta-feira, 29 de agosto de 2013

POR TRÁS DA MÚSICA: LOVE WILL TEAR US APART – JOY DIVISION - COM VÍDEO

214516

Ian Curtis, vocalista do Joy Division, era casado desde bem jovem com Deborah Woodruff, uma colega de escola. Porém viu seu casamento desmoronar após um caso extra-conjugal com Annik Honoré, uma jornalista belga a qual conhecera em um show em Bruxelas. Ian sentia-se dividido e confuso, ainda mais porque tinha uma filha recém-nascida com Deborah, Nathalia.

c5592b74

Além do remorso e culpa que assolavam sua mente, Ian também sentia sua saúde se deteriorando cada vez mais, por causa de seus constantes ataques de epilepsia, que costumavam aparecer mesmo quando estava no palco, e levou-o a amaldiçoar a incapacidade de controlar seu problema.

O Joy Division iria excursionar nos Estados Unidos e a carreira da banda prometia trazer muito sucesso e glamour para todos, mas isso não aliviava em nada as dores de Ian e assim a canção“Love Will Tear Us Apart” (“O Amor Vai Nos Separar”) foi escrita como um bilhete de despedida à sua esposa, Deborah.

Com um título que contradiz a canção “Love Will Keep Us Together” (“O Amor nos Manterá Juntos”)de Neil Sedaka, Curtis, canta em sua letra a história de um casal que começa a ver seu mundo dissolver e nada pode fazer sobre isso.

music-movies-noal-curtis-sound-shirt-big


Na manhã de 17 de maio de 1980, dias antes do início da primeira turnê do Joy Division nos Estados Unidos, Ian, aos 23 anos, se enforcou em sua cozinha, utilizando uma corda que sustentava o varal de roupas e, segundo se conta, ouvindo o disco The Idiot, de Iggy Pop.

“Love Will Tear Us Apart” foi o último single do Joy Division e seu maior sucesso, chegando ao 13º lugar no Reino Unido e 1º na Nova Zelândia. Mas Ian Curtis, o líder da banda, não viveu para ver o sucesso da canção, tendo se suicidado poucas semanas depois da música ter sido lançada.


ian-curtis-2

Ian foi cremado e as suas cinzas foram enterradas em Macclesfield. Sua esposa, Deborah, mandou gravar em sua lápide a frase “Love Will Tear Us Apart” como um epitáfio. A banda adiou sua ida para os EUA, realizou alguns shows e mudou o nome para New Order, um novo capítulo começava, mas tudo poderia ter sido diferente.

Alguns meses antes, Ian havia ingerido uma overdose de medicamentos para epilepsia e foi parar no hospital. Acredita-se que esta overdose tenha sido um “pedido de socorro”, mas Ian disse a seus companheiros de banda que não havia ingerido uma overdose. Na ocasião, Bernard Sumner, seu companheiro de banda o levou a um cemitério após sua saída do hospital, para lhe mostrar onde ele teria ido parar caso a overdose tivesse sido fatal.

Ian-Curtis-1979-©-Kevin-Cummins


Love Will Tear Us Apart” tem mantido a sua popularidade ao longo dos anos e foi considerada peloNew Musical Express como a melhor de todos os tempos no ano de 2002, a revista também a classificou, em maio de 2007, como uma das 50 maiores canções indie. A música também aparece na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos pela revista Rolling Stone, em 2005.




Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário