segunda-feira, 13 de abril de 2015

AS CURIOSAS ROSAS NEGRAS DE HALFETI


As rosas negras de Halfeti, ou Siyah gul, ganharam fama na internet quando fotos começaram a circular das supostas flores que crescem naturalmente naquela cidade turca, às margens do Eufrates.



Algumas imagens parecem produto de Photoshop, o que levantou a suspeita que se tratava de um boato. Talvez algumas das rosas, as que são totalmente negras (como a acima), sejam realmente modificadas, mas as que têm uma cor avermelhada (como a abaixo) podem ser verdadeiras, pois há uma possível explicação para seu tom estranho.


Segundo alguns dos sites que noticiaram o fato, tratam-se de rosas de cor vermelha, mas superpigmentadas. O excesso de pigmentos vermelhos faz com que elas pareçam negras.

Além disso, o pH da água local também pode contribuir para a cor mais escura, já que o pigmento da rosa, a antocianina, apresenta diferentes cores para diferentes valores de pH a que é submetida.

Curiosamente, a antocianina também é encontrada em algumas outras plantas, como o açaí, a framboesa, a cereja, a cereja preta e a berinjela. A planta que mais tem antocianina por gramas é o “maíz morado”, um tipo de milho preto.

Fonte: Hypescience

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário