terça-feira, 14 de abril de 2015

EXÉRCITO REFORÇA SUA 5ª BRIGADA BLINDADA COM 16 VIATURAS ANTIAÉREAS GEPARD



Os canhões Oerlikon da viatura Gepard podem usar tanto munição antiaérea quanto munição antitanque

O Exército brasileiro decidiu transferir a 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada – formada por 16 viaturas blindadas de origem alemã Kraus-Maffei Wegmann Gepard 1A2 –, integrante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, da cidade paulista de Itu para a cidade paranaense de Ponta Grossa, na região centro-leste do estado do Paraná, onde essa organização militar passa a fazer parte da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, ali sediada.

A informação foi dada nesta quinta-feira (08.04) pelo serviço noticioso britânico IHS Janes. A mudança já está em curso, mas só deverá estar concluída em 2019.

A força terrestre brasileira adquiriu o Sistema Antiaéreo Gepard em maio de 2013, e hoje possui 34 desses blindados. Os veículos, de 47,5 toneladas, estão equipados, cada um, com uma dupla de canhões automáticos Oerlikon KDA de 35mm, de alta cadência (750 disparos por minuto). Preparados para emprego real, eles transportam 3.000 cartuchos, sendo 2.500 de munição antiaérea e 500 de munição antitanque.

As armas do Gepard podem ser acionadas a uma cadência de 750 disparos por minuto

A 5ª Brigada Blindada – Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara – é uma das grandes unidades de maior poder de choque do Comando Militar do Sul.

Entre as suas 12 unidades alinham-se dois regimentos de carros de combate – o 3º, de Ponta Grossa, e o 5º, de Rio Negro –, que representam uma força de, aproximadamente, 100 carros de combate pesados Leopard 1A5; dois batalhões de Infantaria Blindada equipados com viaturas M-113, de origem americana; um grupo de artilharia de campanha autopropulsado mobiliado com 24 antiquados obuseiros autopropulsados M-108, de 105 mm; e um esquadrão de Cavalaria Mecanizado dotado de viaturas Cascavel e Urutu, de fabricação nacional.

Fonte: Forte Jor

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário