Seis iranianos foram presos na última segunda-feira (19) na cidade de Teerã, Irã, após um vídeo que eles fizeram se popularizar no YouTube. Apesar de não haver uma posição oficial das autoridades sobre a causa das prisões, o clipe é tido como a causa.
Nas gravações, três mulheres aparecem sem véu e dançando a música "Happy", junto com outros três homens. O vídeo não está mais disponível para o público no YouTube.
As imagens, que mostram jovens nas ruas e em alguns prédios em Teerã, já tinham cerca de 200 mil visualizações quando as prisões foram feitas. Segundo a agência de notícias iraniana ISNA, o chefe de polícia local Hossein Sajedinia afirmou que o vídeo é "vulgar" e "fere a castidade pública".
De acordo com o site local "IranWire", a polícia criou uma "armadilha" para capturar os jovens. A publicação afirma que todos eles receberam uma ligação com um pedido de ajuda falso, para um amigo que teria sofrido um acidente. Quando chegaram ao lugar combinado, foram presos.
A prisão gerou repercussão nas redes sociais. Usuários criaram uma campanha no Twitter com a hashtag #FreeHappyIranians. Até mesmo o cantor Pharrel Williams, autor da música que ganhou várias versões, se posicionou no Facebook. "É triste que esses jovens tenham sido presos por tentar espalhar a felicidade", disse William, em tradução livre.
Em abril deste ano, a britânica Roya Saberi Negad Nobakht foi presa em Teerã durante uma viagem de férias. Ela havia criticado o governo do país no Facebook e foi detida quando saiu do avião. No entanto, assim como no caso dos jovens que fizeram o vídeo, não há posicionamento oficial sobre a causa da prisão.
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário