segunda-feira, 11 de abril de 2016

MARCA LANÇA PROJETO PARA LENTES DE CONTATO INTELIGENTES COM CÂMERA ACOPLADA


A próxima invenção da Samsung parece saída de um episódio da série Black Mirror ou de algum filme de ficção científica, mas parece que se tornará realidade. Trata-se de uma lente de contatos inteligente, capaz de projetar imagens diretamente no olho do usuário, se comunicar comsmartphones e ainda filmar e fotografar.


A grande inovação, segundo a SamMobile, dessa lente diante dos óculos inteligentes que já existem, como o Google Glass, é o aspecto quase invisível da tecnologia. Para as outras pessoas, ela funcionará como uma lente normal: discreta, praticamente invisível, imperceptível.

Trata-se ainda somente de um pedido de registro de patente e de um documento descrevendo a lente, o que não garante ainda a produção, mas aponta para uma possibilidade real de sua feitura.


Se por um lado a lente resolve o aspecto visual da utilização desse tipo de tecnologia (muitos usuários do Google Glass sentem-se ridículos vestindo os óculos, por exemplo) ela não resolve um outro problema: o potencial invasivo dessas lentes, que permitirão filmar e fotografar outras pessoas sem que elas sequer possam notar a presença da câmera.


O Google Glass

A patente foi registrada na mesma época em que o Google anunciou o protótipo de suas lentes capazes de medir a glicose de um diabético – que ainda não foi lançada.


A lente medidora de glicose.

Se as lentes da Samsung sairão de fato do papel, isso só a própria empresa pode responder. Mas a patente existe, assim como o documento com seu projeto. Enquanto isso, o futuro vai ficando cada vez mais fascinante e esquisito – surpreendente e, ao mesmo tempo, bastante similar aos livros e filmes de ficção científica.



Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário